Os preços do café robusta seguem em alta no mercado brasileiro, atingindo novos recordes reais. O Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6, peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo, fechou na terça-feira (4) a R$ 461,26/saca de 60 kg – alta de 2,2% em relação à terça passada (27). As negociações envolvendo a variedade, contudo, ocorrem pontualmente.
Quanto ao arábica, depois de iniciar o mês de outubro em forte queda, as cotações internas da variedade reagiram impulsionadas pela forte valorização do dólar. Ainda assim, entre 27 de setembro e 4 de outubro, o Indicador Cepea/Esalq do tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, registra queda de 1,9%, fechando na terça (4) a R$ 497,11/saca de 60 kg.
No geral, as negociações da variedade estão limitadas, visto que, segundo colaboradores do Cepea, os armazéns estão abastecidos e, com isso, muitos compradores estão fora do mercado. Além disso, produtores aguardam novas valorizações para ofertar um volume maior da variedade no spot.
Fonte: Cepea/Esalq