Brasil deverá abrir mercado de carne in natura para o Japão

Após conquistar o mercado dos Estados Unidos para a carne bovina in natura, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foca o Japão. O Brasil partirá nos próximos dias para mais uma missão empresarial e ministerial. Os alvos desta nova visita ao exterior, que será comandada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, são o Japão, a Itália, a Rússia e a Armênia.

A nova rota na busca de novos mercados para a produção brasileira de grãos, proteínas, madeira, entre outros, foi anunciada por Novacki durante coletiva de imprensa na manhã de hoje, realizada pelo ministro Blairo Maggi para um balanço dos resultados obtidos durante a missão ministerial e empresarial pela Ásia.

As negociações com o Japão, de acordo com Eumar Novacki, têm como foco avançar nas negociações para a abertura do mercado para a carne bovina processada (embalada) que já estão em andamento. “Além disso, queremos tentar abrir as portas do Japão para a carne bovina in natura. A nossa expectativa nesse caso que é os embarques comecem dentro de um ano e meio”. Outro ponto a ser discutido no país asiático é quanto ao envio de carne Wagyu, uma raça bovina japonesa, considerada uma das carnes mais caras do mundo, cujo quilo no Brasil do corte “Kobe Beef Wagyu” (chorizo) pode chegar à casa dos R$ 300,00.

Conforme Novacki, na Itália, a comitiva irá participar de um encontro na FAO, enquanto na Rússia serão tratadas questões de reinspeção, credenciamento de plantas frigoríficas e a importação de trigo para o Brasil.

 

Fonte: Agro Olhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp