Dia do Médico Veterinário

Em 9 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Médico Veterinário. A data é celebrada neste dia, pois em 1933 foi publicado o decreto do presidente Getúlio Vargas normatizando as condições e os campos de atuação, bem como a exigência de diploma de curso superior para o exercício profissional.

De lá para cá, os profissionais ganharam mais importância e responsabilidades. O mercado pet no Brasil, por exemplo, é segundo no mundo em faturamento e o país também é o maior exportador mundial de carnes. Estas atividades contam com médicos veterinários para que os processos ocorram com mais seriedade e segurança. Já os problemas relacionados à saúde pública, como raiva, dengue e leptospirose dão aos médicos veterinários desafios de contribuir também para a saúde pública de forma muito importante.

De acordo com o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, “a agricultura deve muito aos veterinários, porque eles têm um papel relevante no ganho de produtividade e no consequente crescimento do agro”. O presidente da SNA afirma que os veterinários, ao preservarem a qualidade dos alimentos de origem animal, contribuem para a diminuição das barreiras sanitárias impostas por outros países e que por muitas vezes impedem as exportações.

Em sua obra mais recente,“O veterinário na segurança alimentar”, lançada em 2015 com o apoio da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), Milton Thiago de Mello, afirma que o Brasil continuará a ser uma potência graças à melhoria da produtividade e da qualidade dos alimentos, e também ao papel desempenhado pelos profissionais de Medicina Veterinária.

“Para este futuro promissor, muito contribuirá o trabalho dos veterinários que terão, em grande parte, de reorientar suas atividades para satisfazer às exigências da sociedade e do rolo compressor do agronegócio brasileiro”, destaca o presidente da Abramvet, acrescentando que “este futuro otimista é baseado na aplicação generalizada do resultado de pesquisas e da modernização de técnicas”.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, Rodrigo Lorenzoni, a profissão tem muito a contribuir para a saúde humana, animal e ambiental. “São mais de 11.000 médicos veterinários em atuação no nosso estado, que colaboram com a saúde, a economia e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do País”, afirma.

Os médicos veterinários atuam em mais de 80 diferentes áreas. Desde a saúde de pequenos animais, passando pela pesquisa de medicamentos e até na segurança dos alimentos de origem animal.

Nesta semana, o CRMV-RS colocou no ar a mais nova campanha de valorização profissional. Intitulada “A vida com sinal da sua presença”, o material mostra que o trabalho do médico veterinário está presente em várias áreas da vida da sociedade.

 

Fontes: Agrolink e SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp