A comercialização do milho safra 15/16 evoluiu 2,5% no mês de maio/16, atingindo 65,8% da produção total estimada. É válido salientar que a estimativa não considera ainda todas as novas quebras na produção do Estado, isso devido ao fato de os números não serem totalmente seguros para pautar uma estimativa que incorpore tal dado.
O avanço observado no último mês foi em sua maior parte no mercado físico, mais especificamente no mercado interno, cujos preços disponíveis estão muito acima do verificado nos últimos cinco anos nesse período, com média de R$ 15,88/saca, enquanto que a média do último mês foi de R$ 39,28/saca, 147% acima.
Os preços disponíveis deste mês estão respondendo à evolução da colheita, no entanto, sabe-se que restam poucas toneladas a comercializar ainda, o que está fundamentando os preços ainda elevados no mercado interno. Os números devem ficar mais claros no próximo relatório de comercialização do IMEA, o qual deve incorporar uma nova estimativa de safra do milho 15/16.
Leia o boletim na íntegra no site do IMEA.
Fonte: IMEA