O TecLeite, evento que se tornou tradicional no sul fluminense, realiza a sua quinta edição no dia 23 de junho. O TecLeite chega a mobilizar cerca de trezentos participantes. O 5º TecLeite acontece no Campo Experimental Santa Mônica, em Valença, a 160 km da cidade do Rio de Janeiro.
O evento é destinado a produtores de leite, além de técnicos e estudantes ligados às ciências agrárias. Entre os temas a serem debatidos estão as técnicas de manejo da BRS Kurumi em pastejo rotacionado. A BRS Kurumi é uma cultivar desenvolvida recentemente pelo Programa de Melhoramento Genético de Capim-elefante da Embrapa, que possui alto teor nutritivo e elevada produção de forragem.
Outros temas serão: pastejo rotacionado; técnicas de ordenha e armazenamento visando a qualidade do leite; uso da seringueira na recuperação de áreas degradadas; escolha de touros para acasalamento corretivo e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).
Além da Embrapa Gado de Leite, a realização do evento conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura do Rio de Janeiro, PESAGRO, EMATER-Rio, Prefeitura Municipal de Rio Pomba e Laticínio Grupira.
O Campo Experimental está localizado na Rodovia RJ 115, s/n, Barão de Juparanã, Valença – RJ. As inscrições para o 5º TecLeite são gratuitas e podem ser feitas no local. Serão realizadas palestras e um dia de campo com seis estações. Confira a seguir a programação do evento:
7:30 – Café da manhã e inscrições;
8:30 – Palestras de abertura:
– Programa Municipal de Inseminação Artificial de Rio Pomba;
– Programa Rio Rural.
10:00 – Parada para o café;
10:30 às 13:30 – Visita as estações do dia de campo:
1 – Uso da seringueira na recuperação de áreas degradadas;
2 – Pastejo rotacionado com BRS Kurumi;
Fonte: Embrapa