Embrapa lança duas variedades de uva: BRS Magna e BRS Vitória

A Embrapa Uva e Vinho apresenta, no final deste mês, duas novas cultivares de uva: a BRS Magna, para elaboração de suco, e a BRS Vitória, uva de mesa sem sementes. Os lançamentos acontecem nos locais onde o processo de validação de cada uma foi iniciado: a BRS Magna será lançada dia 23, em evento com início às 8h30, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT); a BRS Vitória, às 20h de 30 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Marialva (PR), durante a Festa da Uva local.

As novas variedades contam com características que atendem tanto a demandas dos viticultores que trabalham com uvas de mesa, quanto daqueles que cultivam uvas para elaboração de sucos, conforme os pesquisadores Patricia Ritschel e João Dimas Garcia Maia, coordenadores do Programa de Melhoramento Genético da Videira da Embrapa. A BRS Magna caracteriza-se pela ampla adaptação climática e pelos altos conteúdos de açúcar e de matéria corante, enquanto a BRS Vitória destaca-se pela ausência de sementes e pela tolerância ao míldio, a principal doença da videira no Brasil.

Para 2013, estão planejados eventos de apresentação das novas cultivares nas outras regiões para as quais as novas cultivares são recomendadas. Assim, a BRS Vitória será apresentada em São Paulo, Minas Gerais e Vale do Submédio São Francisco e a BRS Magna, na Serra Gaúcha e também em São Paulo e no Vale do Submédio São Francisco.

As duas novas cultivares são resultantes do Programa de Melhoramento Genético da Videira, estabelecido em 1977, pela Embrapa Uva e Vinho. O Programa visa ao desenvolvimento e à criação de variedades de uva de qualidade, com boas características agronômicas, diferentes finalidades e ampla adaptação climática. Já foram lançadas 14 cultivares para mesa e elaboração de sucos e vinhos, que se adaptam bem às condições climáticas dos principais polos vitivinícolas do Brasil. Para conhecer as outras cultivares lançadas pela Embrapa Uva e Vinho, acessehttp://www.cnpuv.embrapa.br/pesquisa/pmu/cultivares.html.

Detalhando as novas variedades

A BRS Magna é uma cultivar de uva para suco, que tem como principal característica a ampla adaptação climática, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado, como a Serra Gaúcha, ou tropical úmido, como Nova Mutum, em Mato Grosso, e Jales, no Noroeste de São Paulo. Tem um ciclo de produção de médio a precoce, o que possibilita a colheita de duas safras por ano em regiões tropicais. A nova cultivar apresenta um sabor aframboesado, uma coloração violácea intensa e um alto teor de açúcar – de 17 a 19º Brix –, podendo ser utilizada para a elaboração de sucos pura ou em conjunto com outras variedades.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp