SNA: É imperioso restaurar a dignidade do Brasil

sna-logo

A Sociedade Nacional de Agricultura, a mais antiga instituição brasileira voltada para a promoção e a defesa do agronegócio, vem manifestar sua perplexidade com a deplorável crise ética, política e econômica que se alastrou no País, a partir da revelação do maior esquema de corrupção do mundo, implantado em uma empresa pública, a Petrobras. Tal fato vem sendo divulgado nas principais revistas e jornais de circulação mundial como The Economist, Financial Times, New York Times e outros.

Estamos assistindo, estarrecidos, a um lamentável espetáculo de apego ao poder, desrespeito às leis e intolerância às regras constitucionais pelo atual governo.

O Executivo está imobilizado. O Congresso, desacreditado. O Judiciário, hipertrofiado, começa a dar sinais de enfraquecimento.

A classe empresarial permanece acuada, com algumas de suas mais emblemáticas figuras denunciadas pelo engajamento em esquemas de corrupção sistemática, patrocinada conforme dito e repetido em colaborações premiadas de agentes criminosos.

Líderes dos autodenominados movimentos sociais pregam a desordem e conclamam seus seguidores para um enfrentamento criminoso, como invasões a propriedades privadas, fato que poderia ensejar a intervenção das Forças Armadas. E o fazem sob o olhar condescendente da senhora Presidente da República.

O ambiente no mercado e nas classes produtoras é de incerteza e acelerada deterioração, com risco de desordem social. O agronegócio está apreensivo. Deus nos livre de uma guerra civil!

No plano internacional, perdemos o respeito e a consideração que havíamos conquistado a duras penas. Hoje somos considerados lixo.

É preciso dar um basta, um fora a isso tudo! Os brasileiros necessitam ver sua dignidade resgatada.

A sociedade brasileira não suporta mais assistir às ilicitudes, à corrupção e aos acordos entre políticos celebrados à margem da lei e dos costumes honestos. É necessário punir todos os envolvidos em práticas criminosas, sem exceção.

Defendemos a destituição do atual governo, seja pelo impeachment, pela cassação da chapa Dilma-Temer por parte do TSE, ou ainda por um acordo político que viabilize a realização de novas eleições em curto prazo. E que o novo governo seja de conciliação, capaz de superar os conflitos políticos e agregar em harmonia os diversos segmentos da sociedade brasileira.

O agronegócio brasileiro é o único segmento que vem apresentando ganhos consistentes à economia. Representa cerca de 23% do PIB e 34% dos empregos brasileiros. Em 2015 foi o único setor que se expandiu, com crescimento de 1,8%, enquanto o PIB recuou 3,8%. É o agronegócio que garante o equilíbrio da Balança Comercial, respondendo por cerca de 50% do total de nossas exportações.

Reconhecemos o excepcional trabalho que vem sendo realizado pela ministra Kátia Abreu à frente do Ministério da Agricultura, principalmente na conquista de novos mercados para os produtos do agronegócio brasileiro, e nos esforços em busca da desburocratização e dos ganhos de eficiência no ministério.

Assim como o agronegócio é um exemplo de sucesso na economia brasileira, o Ministério da Agricultura é uma das raras ilhas de excelência no atual governo.

Somos solidários à ministra Kátia Abreu por sua postura nessa crise, mantendo-se firme em defesa do agro, ainda que tal posicionamento signifique algum desgaste pessoal.

O agronegócio precisa de segurança jurídica, estabilidade econômica e harmonia para continuar sua trajetória de crescimento e tornar-se o maior exportador mundial de alimentos.

Esse é o verdadeiro lugar do Brasil.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp