A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), fomentará novos negócios para os exportadores brasileiros de carne de frango e ovos entre os dias 21 e 25 de fevereiro, durante a Gulfood 2016, em Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Em um espaço de cerca de 120 metros quadrados, a ABPA levará para o evento 17 empresas exportadoras de carne de frango. São elas: Aurora, Avenorte, Averama, Bello Alimentos, Bonasa, Coasul, Copacol, Frangos Granjeiro, Frangos Pioneiro, GT Foods, Jaguafrangos, JBS, Lar, São Salvador Alimentos, Unifrango, Vibra e Vossko.
Para apresentar o sabor e a qualidade dos produtos avícolas brasileiros para os visitantes do evento, a ABPA promoverá degustação de Shawarma – tradicional prato árabe – feito com frango produzido no Brasil. Além disto, a Associação promoverá a distribuição de materiais promocionais direcionados para o mercado árabe, com informações importantes sobre a produção e a cadeia agroindustrial brasileira exportadora de carne de frango, além dos contatos dos associados da entidade.
Reuniões de negócios também acontecerão no espaço, em encontros fechados entre os importadores e as agroindústrias exportadoras do Brasil. “Os negócios com o Oriente Médio seguem aquecidos e temos boas expectativas quanto aos incrementos das exportações neste ano. Por este motivo, a participação em Dubai tem um caráter especial, não apenas para renovar os laços com os importadores árabes, como também para ampliar as exportações para o destino”, destaca Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
Os Emirados Árabes Unidos são o quinto maior importador de carne de frango do Brasil. Em 2015, foram exportadas para lá 303,7 mil toneladas, 18,2% a mais que em 2014. O país é o segundo maior cliente brasileiro no Oriente Médio, região para onde foram destinadas 1,581 milhão toneladas no ano passado, 15,2% a mais em relação ao ano anterior.
Os países do Oriente Médio também se destacam como principais destinos do setor exportador de ovos do Brasil. Em 2015, foram importadas para lá 14,22 mil toneladas (equivalente a 75,9% do total), volume 56% a mais em relação ao saldo de 2014. Os Emirados Árabes Unidos foram o “carro-chefe” das vendas no ano, com 13,77 mil toneladas, volume 58% maior em relação ao ano anterior.
Fonte: ABPA