Empresas de máquinas agrícolas fazem ações para driblar forte crise nas vendas

Ao lado das rodoviárias, as máquinas agrícolas viram o índice de vendas internas despencar 31,4% no acumulado do ano até outubro, em relação ao mesmo período de 2014. Para atenuar a crise, as principais fabricantes do setor rural estão com descontos e condições especiais até 2017.

Só em outubro, as vendas mensais de tratores e colheitadeiras atingiram 3.760 unidades, queda de 4,6% contra setembro e retração de 43,4% comparada ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados mais recentes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Financiamento

Até o próximo dia 30, o banco de fábrica AGCO Finance dará apoio às concessionárias da Valtra e Massey Ferguson com a campanha ‘Compre em 2015 & Pague em 2017’, que oferece a agricultores a possibilidade de adquirirem diversos produtos das marcas com carência de até 18 meses e taxas de juros a partir de 7,5% ao ano.

“Visitei a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP) em abril, já pensando em adquirir um novo pulverizador, e de lá pra cá, venho conversando com a concessionária Mercadão da Valtra, para poder chegar à melhor decisão. O que realmente me atraiu neste financiamento foi o fato do processo ser menos burocrático e também de ter condições facilitadas de pagamento”, conta, em nota, o produtor José Retondo Netto, da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), que agora comprou o equipamento com uma entrada de 10% do valor total e o restante financiado nos moldes da campanha.

O gerente comercial do AGCO Finance, Yuri Lukjanenko, explica ao DCI que o projeto é focado nas culturas de verão e que a ideia de oferecer 18 meses de carência é para que a primeira parcela coincida com o período de colheita.

Desta forma, o pagamento será um mês depois [do início da safra] da principal cultura do cliente, de forma que ele tenha um fluxo de caixa favorável e esteja capitalizado”, acrescenta.

Uma novidade para alguns clientes é que o prazo de financiamento vai até 8 anos.

Em momentos de crise na comercialização e recessão de crédito rural, a atuação dos bancos de fábrica torna-se fundamental e tende a crescer. Lukjanenko destaca que a participação da instituição enquanto financiador, de fato, vem aumentando.

O mesmo era esperado na concorrência, pelo Banco CNH Industrial, conforme publicado no DCI, instituição que dá suporte às marcas Case IH e New Holland. No entanto, a estratégia para cada uma destas companhias diverge em certos pontos, apesar de estarem no mesmo grupo.

Descontos

Até o fim do ano, os agricultores que comprarem pela primeira vez um trator da Case IH terão desconto de até R$ 10.000,00 e peças grátis nas duas primeiras revisões. As condições fazem parte da campanha “Meu 1º Case IH”, prorrogada até o dia 31 de dezembro, e valem para os modelos da linha Farmall e Farmall Série A, de 60 a 130 cavalos de potência.

Em nota, a companhia informou que desde a sua criação, em abril, a campanha já teve mais de 400 unidades comercializadas, representando cerca de 50% das vendas da Case IH neste segmento.

O hortigranjeiro Rodrigo Boff Carlos, que antes alugava o maquinário e pagava por um serviço terceirizado , foi um dos produtores que adquiriu um trator de 80 cavalos nesta promoção e que agora será usado no preparo da terra numa propriedade de 40 hectares do município gaúcho de Maquiné, onde são cultivados produtos como repolho, couve e alface.

Já a New Holland também aposta em oferecer descontos, porém, direcionados ao segmento de peças para manutenção das máquinas.

Também até o fim de dezembro, os clientes New Holland que realizarem manutenção e revisões de suas colheitadeiras terão descontos que podem chegar a 50% em mais de 90 itens de reposição. A iniciativa faz parte da campanha intitulada PromoSafra.

“Esse é o momento em que o agricultor prepara a colheitadeira para trabalhar no primeiro semestre do ano que vem, de acordo com o calendário da safra de grãos dele”, justifica o diretor de peças da companhia, Fernando Gaya. Segundo ele, existia uma expectativa de que este segmento teria um desempenho melhor no segundo semestre que não se confirmou – daí a estratégia de oferecer uma promoção. Agora a meta é subir 10% em vendas.

 

Fonte: DCI

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