Foi anunciada nesta segunda-feira (05/10) na Argentina a aprovação de duas novas variedades geneticamente modificadas de soja e batata. Desenvolvidas com tecnologia local, a oleaginosa possui evento para melhor adaptação à estiagem, enquanto a batata expressa resistência ao vírus PVY (Potato Vírus Y).
“Trata-se de dois produtos que serão fundamentais para a economia dos produtores em diversos setores do território nacional e permitirá um forte desembarque nos mercados internacionais”, destacou o Ministério da Agricultura argentino em comunicado oficial.
A presidente Cristina Kirchner destacou que o país entra “no seleto grupo dos seis países (Estados Unidos, Cuba, Indonésia, China e Brasil) que produzem essas variedades para ajudar à agricultura”. “Esses transgênicos não só tecnológicos, mas também econômicos e sociais, e vão produzir mais alimentos para a humanidade”, ressaltou ela.
A soja transgênica resistente à seca é uma novidade mundial. Segundo o Ministério da Agricultura, trata-se de um “empreendimento nacional com interação público-privada e que permite manter os rendimentos em condições de carência temporária de água”.
Fonte: Agrolink