Embrapa Suínos e Aves apresenta planilha para cálculo de custos de produção na Expo Agro

A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresenta na Expo Agro, em Concórdia (SC), uma planilha eletrônica para auxiliar produtores integrados de leitões, suínos e frangos de corte a calcular seus custos de produção. A apresentação será durante a próxima sexta-feira, dia 24 de julho, no estande da Embrapa no Parque de Exposições do município.

A planilha foi desenvolvida pelas equipes de socioeconomia e tecnologia da informação da Embrapa e também pode ser baixada gratuitamente a partir do dia 24 no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias. O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados bem como das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. A planilha é uma importante ferramenta para a capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção.

No setor agropecuário da Expo Agro, vão ser mostrados resultados da pesquisa genética da Unidade, com a fêmea suína MO25C e o reprodutor MS115. No sábado, dia 25, acontece o 1º Leilão Nacional de Suínos, com participação da Embrapa e transmissão ao vivo pelo Canal Rural a partir das 21 horas.

Fêmea Suína Embrapa MO25C

Lançada em setembro de 2014, a linha fêmea suína Embrapa MO25C foi desenvolvida a partir do cruzamento entre as raças/linhas Landrace, Large White e Moura, visando alta produtividade da matriz e desempenho zootécnico dos suínos de abate com o adicional da melhoria na qualidade da carne. As matrizes da linha fêmea Embrapa MO25C são dóceis, longevas e rústicas e podem ser utilizadas na produção de base ecológica. Nas avaliações realizadas quando cruzada com reprodutores de alto rendimento de carne magra proporcionou ganhos significativos em maciez e marmoreio da carne dos suínos de abate. A MO25C produz matrizes versáteis para uso no sistema industrial e também no sistema de carnes especiais.

Reprodutor Suíno Light Embrapa MS115

Esse suíno apresenta um percentual de carne na carcaça acima de 62%, reduzida espessura de toucinho e ótima conformação, com excelente concentração de carne no pernil, lombo e paleta. Seu desempenho é destacado especialmente pela conversão alimentar (2,19 kg/kg de peso vivo), característica importante para o retorno econômico da criação de suínos. O MS115 se adapta a todo o território nacional. Ele também é livre do gene halotano, o que confere maior resistência ao estresse e uma capacidade de produzir carne de melhor qualidade.

A Embrapa Suínos e Aves ainda apresenta outros produtos, processos e serviços em seu estande durante a Expo Agro:

Vídeo de limpeza e desinfecção em granjas suinícolas

A limpeza e a desinfecção são o começo dos bons resultados na granja. A Embrapa Suínos e Aves, através do Projeto Salmonela, disponibiliza um vídeo que explica em detalhe quais são os passos indispensáveis para limpar e desinfetar adequadamente as instalações em que são criados os suínos. O vídeo é dividido em oito passos: limpeza seca, limpeza úmida, aplicação do detergente para completar a limpeza e retirar a sujeira invisível, lavagem final ou enxágue, retirada da água acumulada nos pisos e equipamentos, secagem das instalações, desinfecção e vazio sanitário. A Embrapa mostra ainda que a limpeza e a desinfecção requerem dedicação de toda a equipe, sejam produtores, técnicos ou empresas de limpeza. O retorno é garantido em termos de bem-estar animal, custos menores e bons resultados de produtividade. O vídeo pode ser visto no canal da Embrapa no YouTube, no endereço www.youtube.com/watch?v=3CecyW5POuA.

Salmonelômetro

O software foi criado pela Embrapa para popularizar entre técnicos e produtores os fatores de risco para salmonela nas granjas que produzem suínos. O Salmonelômetro apresenta um teste sobre a situação da granja. Respondidas as perguntas, surge um índice de provável contaminação por salmonela e o apontamento dos fatores de risco que precisam ser corrigidos. O teste também está na internet, no endereçowww.embrapa.br/suinos-e-aves.

Arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos / Adumax

O Adumax é um fertilizante orgânico indicado para todos os tipos de cultivo, resultado de um arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos em parceria com a CTR Fertilizantes. O arranjo tecnológico inclui a produção de suínos, com os dejetos (que devem ter uma concentração de sólidos totais acima de 5%) servindo de matéria-prima para a compostagem e o enriquecimento do fertilizante. Depois, vem a compostagem, quando os dejetos são distribuídos por uma máquina em um leito com serragem proveniente de madeira de reflorestamento. E, por fim, a fábrica de adubo, onde o composto orgânico é peneirado e embalado para comercialização.

Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS)

A Central de Inteligência de Aves e Suínos, a CIAS (www.cnpsa.embrapa.br/cias) publica mensalmente os índices dos custos de produção de aves e suínos (ICPFrango e ICPSuíno) e os custos de produção referenciais nos 11 maiores Estados produtores do Brasil.

Outras informações sobre essas tecnologias estão disponíveis na página da Embrapa na internet, no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves.

A abertura oficial da Expo Agro de Concórdia é às 18 horas de quarta-feira (22), no Parque de Exposições. A feira vai até domingo (26) e a previsão dos organizadores é que cerca de 100 mil pessoas circulem pelo parque durante os cinco dias de evento.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp