Colheita de café do país supera 21 milhões de sacas e atinge 42% do previsto, diz Safras

O Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, já colheu mais de 21 milhões de sacas do grão, ou 42 por cento do volume projetado para a temporada 2015/16, informou a consultoria Safras & Mercado nesta quinta-feira, apontando que a colheita está ligeiramente avançada ante a média histórica para o período (41 por cento).

A Safras estima a safra total em 50,4 milhões de sacas de 60 quilos.

Segundo o analista de Safras Gil Barabach, responsável pelo levantamento, o clima voltou a favorecer o avanço da colheita no Brasil e deve ajudar nos trabalhos nos próximos dias, em algumas regiões.

“O predomínio de tempo seco deve favorecer o andamento da colheita ao longo da semana de 24 a 30 de junho. São esperadas chuvas em maiores volumes no norte do Paraná e no Estado de São Paulo, mas os volumes não devem prejudicar a colheita”, disse ele, em nota.

Já as temperaturas devem cair bastante ao longo da semana, com o avanço de uma massa de ar polar, comentou o analista, sem fazer referência a eventuais danos.

Apesar de estar ligeiramente avançada ante a média histórica, a colheita está atrasada ante o mesmo período da temporada passada (52 por cento), quando o tempo seco acelerou a maturação e os trabalhos nos campos.

Segundo a Safras, o maior produtor brasileiro, Minas Gerais, colheu 6,6 milhões de sacas, ou 26 por cento do total projetado, ante 40 por cento no mesmo período do ano passado e 29 por cento da média histórica.

O Estado do Espírito Santo, segundo produtor brasileiro, que planta majoritariamente a variedade robusta, cuja colheita começa antes, já colheu 69 por cento da safra, ante 63 por cento da média histórica.

Por variedade, o Brasil já colheu 27 por cento da safra de arábica, enquanto a colheita de robusta atingiu 80 por cento.

 

Fonte: Reuters

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp