A nova edição da Bio Brazil Fair/Biofach America Latina, que será realizada de 10 a 13 de junho na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, contará, esse ano, com um saboroso e inovador atrativo.
A empresa Mãe Terra, de Osasco/SP, que integra a rede OrganicsNet, da Sociedade Nacional de Agricultura, instalou um Food Truck no estande da SNA/Centro de Inteligência em Orgânicos, e na ocasião o público terá a oportunidade de degustar uma boa variedade de produtos orgânicos e naturais.
Outra novidade no estande da SNA/CI Orgânicos é a espirulina orgânica da Fazenda Tamanduá, uma espécie de microalga indicada para a alimentação humana e animal, e que já está sendo considerada ‘o alimento do futuro’.
Pelo fato de produzir grande quantidade de proteínas (60% a 70%), com todos os aminoácidos essenciais em perfeito balanço, e por ser um dos poucos organismos capaz de sintetizar a vitamina B12, a espirulina é uma importante alternativa alimentar e de baixo custo. Entre outras vantagens, esta microalga pode contribuir com a redução da desnutrição em grande parcela da população brasileira, inclusive no Nordeste do Brasil.
A SNA, com o apoio do Sebrae, também estará levando para o evento as empresas Ecobras, que elabora produtos à base de soja orgânica e Biowash, que comercializa artigos de higiene e limpeza, além do advogado e especialista em legislação orgânica, Sérgio Carrano.
CONSUMO E ‘GERAÇÃO Y’
Para Sylvia Wachsner, coordenadora do CI Orgânicos, o mercado de alimentação orgânica no Brasil se consolida a cada ano. “Esse aumento é resultante da mudança dos hábitos de consumo da população brasileira, que está adquirindo consciência de que sua saúde e bem-estar estão ligados aos alimentos que consome. O número de produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura também cresce ano a ano”, ressalta.
Sylvia relaciona ainda esse incremento de mercado à chamada ‘Geração Y’ ou ‘Geração do Milênio’, formada basicamente por consumidores jovens. “Essa geração opta por trocar os alimentos super industrializados por produtos frescos, orgânicos, e procura adquirir marcas pautadas pelos conceitos de saúde, bem-estar e sustentabilidade”.
MERENDA ESCOLAR
Outro fator que impulsiona o crescimento do setor, segundo a coordenadora da SNA, são os programas de governo que apoiam a compra de orgânicos na merenda escolar. “O incremento de municípios que oferecem aos alunos alimentos orgânicos, naturais, sustentáveis e locais, permitem escoar a produção dos agricultores familiares e aumentar o mercado”.
Sylvia lembra que, em março desse ano, a Prefeitura da cidade de São Paulo sancionou uma lei que obriga a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na merenda de alunos da rede municipal de ensino.
VITRINE DE NEGÓCIOS
A Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia (Bio Brazil Fair/Biofach America Latina), que está em sua 11ª edição, reúne produtores, especialistas e empresas do setor para troca de informações e contatos, promoção de negócios e divulgação de novas tendências de mercado.
Mais informações: www.biobrazilfair.com.br
Equipe SNA/RJ