Brasil estreita relações com Holanda após encontro no Mapa

O apoio do governo da Holanda à negociação de acordo veterinário bilateral entre o Brasil e a União Europeia (UE) foi um dos principais pontos abordados pela secretária de Relações Internacionais, Tatiana Palermo, em reunião com o embaixador da Holanda, Han Peters no dia 6 de março. A secretária aproveitou a oportunidade para discutir assuntos relacionados aos temas sanitários e fitossanitários no comércio bilateral e ainda pediu a cooperação do país quanto às negociações com a UE.

“O Mercosul está pronto para avançar nas negociações do Acordo de Livre Comércio com a União Europeia.  Em paralelo, gostaríamos de negociar acordo veterinário  entre o Brasil e a UE nos mesmo moldes do acordo entre os europeus e outros países como os Estados Unidos”, afirmou a secretária de Relações Internacionais. O acordo bilateral facilita o entendimento dos órgãos de controle oficial de ambos os lados e tem reflexo positivo no fluxo comercial.

A secretária ressaltou que o Ministério da Agricultura está trabalhando para modernizar os procedimentos administrativos, otimizar os prazos e agilizar o atendimento ao setor produtivo e aos países que negociam com o Brasil.  Lembrou, também, que a situação sanitária e fitossanitária brasileira é muito boa, o que auxilia às exportações brasileiras. Ela afirmou, ainda, que o novo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) deve ser aprovado em breve, trazendo modernidade aos processos de inspeção sanitária aos produtos de origem animal tanto para o Brasil, como para os países que adquirem os produtos nacionais.

MAIS MERCADOS

Em depoimento registrado em sua página no Facebook, Kátia Abreu ressaltou: “Digo já há algum tempo que a chave para a expansão do agronegócio é a abertura de mais mercados para nossos produtores. A Tatiana Palermo, Secretária de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu o embaixador da Holanda para discutir apoio a um acordo veterinário bilateral entre o Brasil e a União Europeia, o que iria facilitar bastante a vida do produtor brasileiro na hora de exportar”.

A ministra continuou: “Além disso, quero ressaltar que o Ministério da Agricultura está trabalhando para modernizar os procedimentos administrativos, otimizar os prazos e agilizar o atendimento ao setor produtivo e aos países que negociam com o Brasil. Já estamos exportando bastante e em boas condições para a China. Vamos agora em busca de novos mercados”.

Fonte: Ministério da Agricultura

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp