A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, esteve reunida, nesta segunda-feira, 19 de janeiro, com empresários, associações e políticos, representantes dos setores portuário e pesqueiro do Estado de Santa Catarina.
As principais reivindicações foram a demora para a liberação de produtos para a exportação, segundo eles, devido ao baixo número de fiscais federais nos complexos portuários, em especial no porto de Itajaí (SC).
A ministra disse que a área responsável fará um levantamento dos novos concursados que foram empossados, para verificar os locais onde foram lotados, a fim de averiguar a possibilidade de um remanejamento. Além disso, podem ser convocados fiscais que ficaram como cadastro reserva no último concurso realizado, caso haja necessidade.
Da área de pesca, a principal questão foi a respeito da Instrução Normativa nº 05 que rege sobre a evisceração de pescado. De acordo com o setor, algumas normas são inviáveis para os pescadores atenderem.
Kátia solicitou que seja encaminhada uma proposta em relação à normatização, que será analisada pelo Ministério da Agricultura.
Fonte: Ministério da Agricultura