Estiagem deve causar recuo na área com milho safrinha no Centro-Oeste

A estiagem prolongada causará redução na área de plantio de milho para a segunda safra (safrinha) no Centro-Oeste, na opinião dos técnicos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

“Temos ouvido dos produtores decisões de reduzir drasticamente a área plantada de milho. Na região leste, por exemplo, essa queda pode chegar a até 40%”, disse em nota o diretor técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas. Ainda de acordo com estimativas da entidade com base nas informações dos produtores e visitas in loco, as regiões oeste e sul do Estado podem reduzir 15% da área plantada. Já no norte, região de maior produção, a queda estimada é de até 30%.

As chuvas que umidecem o solo e o preparam para o plantio tornaram-se regulares apenas no fim de outubro, o que é muito tarde se comparada à média histórica. Esse atraso também comprometeu a semeadura de soja que, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), está em 67% da área total ante 86% no mesmo período do ano passado.

“A demora na semeadura da soja pode fazer com que a janela ideal para plantar o milho seja perdida. Os produtores temem que o período prolongado de seca implique nos resultados positivos alcançados em anos anteriores”, diz o comunicado da Aprosoja-MT.

 

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp