Produtores trocam sacas de soja por monomotor durante a feira de aviação Labace

Paulo César Olenscki: “ O objetivo é viabilizar a venda de aviões através do pagamento com a soja”.
Paulo César Olenscki: ‘O objetivo é viabilizar a venda de aviões através do pagamento com a soja’

 

O modelo de negócios exclusivo para comercialização de aeronaves voltadas para os produtores de soja, oferecido pelo grupo Algar Aviation, começa a dar bons resultados. De acordo com o diretor-superintendente da empresa, Paulo César Olenscki, este ano foram vendidos quatro aviões TBM 850 e outros três que serão entregues no ano que vem. “Esse ano nós já vendemos todos os aviões que tínhamos. Estou conversado com o fabricante, a Daher Socata, sobre o aumento da disponibilidade dessa aeronave.”

A versão mais nova deste avião já despertou a atenção. Trata-se do TBM 900, apresentado pela Algar durante a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition),realizada no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que ganhou a preferência dos empresários rurais devido à sua versatilidade – operar nas chamadas pistas não preparadas e bom desempenho, alcance de 2.800 quilômetros. “Pode-se viajar direto de São Paulo até Manaus, sem precisar abastecer. É considerado o monomotor mais rápido do mundo”, diz Olenski.

Devido a essas qualidades do TBM 900, que custa em média R$ 3,9 milhões, explica, muitos sojicultores, principalmente no Paraná, Maranhão e Mato Grosso optaram por essa aeronave porque, de certa forma, de carro, gastariam de três a quatro dias para chegar às regiões onde estão suas propriedades, bem como se deslocarem para outros pontos do país para resolverem seus negócios. Além de atender as necessidades dos usuários, têm consumo 40% menor que as demais aeronaves similares.

Olenski ressalta que a troca do avião por sacas de soja impulsionou e facilitou muito a venda do TBM 900. “Desenvolvemos um mecanismo em que o produtor rural consegue calcular e estabelecer a quantidade de soja que fará parte da operação. Passamos a falar a sua linguagem. As negociações são feitas através da Algar Agro, outra empresa do grupo, onde os vendedores conhecem essa liguagem e, inclusive, a equipe técnica de aviação que também acompanha as negociações, além de fazer as demonstrações e entrega da aeronave. Os produtores também terão outras vantagens, como a opção de entregar a aeronave antiga na compra de uma nova e obter descontos. O financiamento poderá ser feito em até três anos”, disse.

 

 

TBM 900 é procurado pelos empresários rurais devido ao seu bom desempenho e por operar em pistas não preparadas.
TBM 900 é procurado pelos empresários rurais devido ao seu bom desempenho e por operar em pistas não preparadas

 

Segundo Paulo Olenski,”como o grupo Algar tem grande demanda pela soja, por ter indústria processadora, resolvemos apostar nesta nova opção de comercialização das aeronaves. O objetivo é viabilizar a venda de aviões através do pagamento com a soja. Além disso, os produtores também terão outras vantagens, como a opção de entregar a aeronave antiga na compra de uma nova e obter descontos. O financiamento poderá ser feito em até três anos”.

A Algar Aviation atua no mercado há mais de 35 anos, oferecendo soluções completas em aviação executiva. A empresa atende mais de 200 clientes nos dois hangares localizados em Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, oferecendo serviços de manutenção, fretamento, compra e venda de aeronaves. No Brasil é distribuidora exclusiva do TBM850, da fabricante francesa Daher-Socata, e do P.180 Avanti II, da italiana Piaggio Aero.

A Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), que aconteceu em São Paulo, já é a segunda maior feira do mundo na área de aviação executiva e este ano apresentou mais de 70 aeronaves executivas, de fabricação nacional e estrangeira, e cerca de 190 expositores. Cerca de 16 mil pessoas a visitaram durante os três dias de sua realização.

Todos os anos, a Labace reúne em São Paulo os maiores fabricantes mundiais de aeronaves executivas, empresa de manutenção, táxi aéreo e comercialização de equipamentos voltados para a aviação executiva. Por isso, o evento atrai compradores, pilotos e profissionais do setor. A expectativa para este ano é gerar negócios da ordem de US$ 700 milhões.

 

Por equipe SNA/SP

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