Desafios da agricultura devem ser enfrentados com inovação

Documento recomenda que governos invistam em educação e modernização de marcos regulatórios

A inovação agrícola é fundamental para o enfrentamento dos desafios da agricultura e do desenvolvimento regional e para a adaptação às mudanças climáticas. A afirmação integra o documento La innovácion em la agricultura: un processo clave para el desarrollo sostenible, no qual o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) expõe seu posicionamento sobre o tema.

O documento aborda a nova visão formulada pelo Instituto para a inovação na agricultura. A instituição se dedica a incentivar políticas públicas e arranjos institucionais que incentivem e apoiem o trabalho inovador e empreendedor. “O IICA tem promovido a inovação tecnológica e organizativa, com um enforque sistêmico para elevar a competitividade e a produção, mas também para melhorar o funcionamentos dos mercados agrícolas”, informa o documento.

Governos devem facilitar condições à inovação

Ainda de acordo com o documento, “os governos têm o compromisso de facilitar as condições econômicas, sociais e institucionais favoráveis ​​à inovação, através de políticas eficientes que destinem recursos financeiros, serviços e conhecimento para os inovadores, através da construção de um sistema de apoio adequado”. O texto aponta também que devem ser eliminados obstáculos dos marcos regulatórios ao comércio, governança e investimento; reforçados os recursos humanos dos países por meio de um sistema de educação forte, que inclui a educação do nível básico ao superior e formação profissional.

Além disso, os governantes devem promover a pesquisa e permitir o acesso à informação atualizada, por meio de mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que atendam às necessidades e permitem que os países aproveitem as oportunidades do setor.

Fonte: IICA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp