
Boi
Os preços do bezerro vêm registrando altas mais intensas do que as do boi gordo ao longo do último ano, segundo levantamentos do CEPEA. Entre março/24 e março/25, enquanto o bezerro negociado em Presidente Prudente (SP) registrou uma alta de 42%, a cotação do boi gordo subiu 35%.
Representantes de leiloeiras consultados pelo CEPEA têm relatado oferta bem abaixo do que consideram normal; a demanda não está aquecida, mas tem sido suficiente para motivar pequenos aumentos da reposição e sinalizar reversão de ciclo de preços dessas categorias.
O cenário atual pode dificultar a decisão do pecuarista em investir na terminação intensiva, já que a reposição representa entre 60% e 70% do custo de produção de confinamentos, segundo dados do CEPEA.
Suínos
Levantamentos do CEPEA mostram que em março, os preços médios da carne suína caíram em maior intensidade que os das principais substitutas (de frango e bovina). Segundo pesquisadores do CEPEA, as vendas da proteína suinícola estiveram lentas ao longo do mês, enquanto a oferta de animais para abate, e, consequentemente, de proteína no atacado, permaneceu ligeiramente elevada. Como resultado, a competitividade da carne suína aumentou frente às concorrentes.
Ainda segundo o CEPEA na média de março, a carcaça suína foi comercializada aos R$ 4,20/kg acima da proteína avícola, diferença 11,90% abaixo da registrada em fevereiro. Em relação à carcaça casada de boi, ficou R$ 9,36/kg mais cara do que a suína, ampliando a diferença em 2,80% no mesmo comparativo. Vale lembrar que a carne suína ganha competividade, na medida em que reduz a diferença de preço frente à de frango e que aumenta a diferença em relação à de boi.
Frango
Os preços da carne de frango voltaram a subir na maioria das regiões acompanhadas pelo CEPEA. Segundo o CEPEA, o impulso vem do típico aquecimento da demanda em início de mês, com o maior poder de compra da população (recebimento de salários).
Segundo agentes do setor avícola consultados pelo CEPEA, há uma expectativa de aumento no volume de vendas nos próximos dias. O cenário tende a ser mais favorável em comparação com as últimas duas semanas, que foram impactadas pela menor liquidez.