Gigante estatal da China firma acordo com SNA

Delegação de Hulunbuir recepcionada por Hélio Sirimarco, vice-presidente da SNA – Foto: Ascom SNA

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e visando fortalecer cada vez mais este vínculo, uma comitiva do Hulunbuir State Farm Group (Grupo Estadual de Fazendas de Hulunbuir) solicitou uma reunião com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que foi realizada nesta terça-feira (21), na sede da entidade brasileira.

Esq. Vice-presidente do grupo estatal, Zhang Baojun, e Hélio Sirimarco – Foto: Ascom SNA

Acordo

O compromisso teve como objetivo firmar um primeiro Acordo de Intenção de Cooperação entre as partes. Um segundo contrato, que deverá incluir atribuições da Faculdade SNA Digital, do SNASH-SNA Startup Hub e do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) será assinado no início do próximo mês, em São Paulo, com a presença do vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco, e também do presidente do grupo chinês e do governador da província de Mongólia Interior, da qual a cidade de Hulunbuir faz parte.

A delegação foi recebida por Hélio Sirimarco, que apresentou os produtos da SNA nas áreas da educação, inovação, produção de orgânicos e ainda a parte de comunicação, com ênfase para a revista A Lavoura, primeira publicação do Brasil voltada para o agronegócio.

Em seguida, o vice-presidente do Grupo Estadual de Fazendas de Hulunbuir, Zhang Baojun, fez uma breve apresentação da estatal de agricultura que, segundo ele, é uma das maiores da China.

“O Brasil se destaca em áreas de nosso interesse como os setores de tecnologia, gestão de negócios e desenvolvimento de sementes. Consigo vislumbrar o firmamento de um acordo que contemple interesses mútuos. Sei que escolhemos certo, quando optamos pela SNA para esta parceria”, enfatizou Zhang Baojun.

Momento de apresentação de ambas as partes – Foto: Ascom SNA

Terras brasileiras

 Liu Yu, representante de uma afiliada do grupo, especializada na produção de milho, demonstrou bastante interesse em expandir seus negócios e questionou sobre a aquisição de terras brasileiras para plantio de milho.

A estatal

 Localizada na cidade de Hulunbuir, o grupo estatal está no mercado há sete décadas. Após anos de desenvolvimento, a produção agrícola tem ampla capacidade de produção, tecnologia, padronização e mecanização. A empresa produz milho, soja, verduras, batata, entre outros. Uma de suas características mais marcantes é o forte suporte tecnólógico.

Também possui 2,4 milhões de hectares de terra arável e 3,6 milhões de hectares de pastagens, além de 161 mil hectares de terras florestais e 52 mil hectares de superfície de água.

De acordo com Zhang Baoju, a empresa ocupa o 3º lugar em recuperação agrícola na China, em termos de propriedade de recursos.  O capital registrado do grupo é de ¥ 2.1 bilhões (Yuans), o equivalente a R$ 1,7 bilhão. Atualmente, o grupo conta com cerca de 16 mil funcionários.

Por Larissa Machado
larissamachado@sna.agr.br
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp