A produção de lúpulo no Brasil tem crescido a largos passos. Em 2023, foram produzidas em solo brasileiro 88 toneladas deste insumo responsável pelo sabor, aroma e amargor da cerveja. A informação está no Mapa do Lúpulo Brasileiro 2023, produzido pela Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo). Este número representa um salto de 203% em relação ao ano anterior ao daquela publicação.
Em 2024, o lúpulo brasileiro conquistou novos espaços. De acordo com o vice-presidente da Aprolúpulo, Daniel Leal, “no ano passado, foram feitas algumas experiências em cervejarias dos Estados Unidos e da Europa com o lúpulo do Brasil, mas de maneira pontual”. Também foi um ano em que a Aprolúpulo foi parceira de um dos principais concursos cervejeiros da América Latina, o Brasil Beer Cup (BBC), e ainda apoiou o 16º Festival Brasileiro de Cerveja, em Santa Catarina.
Daniel Leal antecipou que o Mapa do Lúpulo Brasileiro 2024 está sendo produzido e será divulgado em breve.
Cultura resistente
Por ser uma cultura necessariamente irrigada, o lúpulo tende a sofrer menos com as intempéries climáticas. “No entanto, podemos citar dois principais desafios nesse sentido: o excesso de chuvas, que aumenta significativamente a pressão fúngica, e os extremos térmicos, que, de maneira diferente, podem prejudicar o desenvolvimento das plantas”, disse o representante da Aprolúpulo.
Em alguns locais do Brasil, a exemplo do Distrito Federal, onde a estação chuvosa e a seca são bem definidas, é possível o plantio de três safras desta cultura por ano, enquanto no hemisfério norte apenas uma safra a cada 12 meses é praticável.
Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão no topo da lista de estados produtores de lúpulo.
Uso de novas tecnologias
Daniel Leal explicou que, em termos de maquinário e novas tecnologias, o Brasil passou a importar equipamentos da Europa para colheita. “Também estão surgindo alternativas nacionais voltadas, principalmente, para áreas menores. A etapa de beneficiamento também avançou tanto em termos de máquinas, quanto de desenvolvimento de processos”, ressaltou.
“As soluções que buscamos já existem nos grandes países, mas são voltadas para uma escala que ainda não atingimos no Brasil. Confiamos que chegaremos lá; mas enquanto isso há uma oportunidade para a indústria nacional suprir uma parte dessa demanda”, enfatizou Daniel.
Aprolúpulo
Atualmente, a Aprolúpulo conta com 75 associados. Do início de 2024 até o momento, houve um aumento de 44% na base de associados, formada majoritariamente por produtores, mas também conta por viveiristas, agrônomos, empresas ligadas ao setor e acadêmicos, entre outros.
A entidade aceita como associado qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse direto ou indireto no desenvolvimento do setor, como produtores de lúpulo, fornecedores de equipamentos, produtos e insumos, consultorias ligadas à produção e laboratórios de análises clínicas, além de professores e universitários. E, lógico, cervejarias e cervejeiros caseiros também serão bem recebidos.
Curiosidades
O lúpulo tem ampla utilização nas indústrias farmacêutica e de cosméticos e é uma planta que pode crescer até 30 centímetros em um único dia.