McDonald’s anuncia política para limitar uso de gaiolas de gestação na América Latina

Porca na cela de gestação/ Foto: HSI
Porca na cela de gestação/ Foto: HSI

A Arcos Dorados – maior operadora de restaurantes do McDonald’s na América Latina e no Caribe, e maior franquia do McDonald’s do mundo – anunciou, na última sexta-feira (11), que, dentro dos próximos dois anos, os fornecedores da empresa terão que apresentar planos oficiais para limitar o uso de gaiolas de gestação e promover a adoção de sistemas de gestação coletiva para suínos. A decisão afetará vinte países da América Latina, incluindo Brasil e México, que são dois dos maiores mercados consumidores da empresa.

“Temos um grande relacionamento com os nossos fornecedores e confiamos neles, compartilhamos o compromisso de concretizar práticas de bem-estar animal”, disse HoracioSbrolla, vice-presidente da Rede de Suprimento da ArcosDorados América Latina

Atualmente, milhões de porcas reprodutoras na América Latina passam praticamente suas vidas inteiras confinadas em gaiolas, onde elas sequer podem se virar. O anúncio de hoje acontece depois de mais de um ano de diálogo entre a HumaneSocietyInternational (HSI) e a Arcos Dorados, e segue o comprometimento do McDonald’s em eliminar o uso de gaiolas de gestação em sua cadeia de fornecimento nos EUA até 2022.

A Dra. Temple Grandin, famosa especialista em bem-estar animal da Universidade do Estado de Colorado e membro do Conselho de Bem-Estar Animal McDonald’s, disse: “Esse primeiro passo irá impactar 20 países da América Latina e o Caribe. O esquema apresentado pela ArcosDorados irá promover a pesquisa e a identificação de melhores alternativas de criadouros grupais, enquanto irá garantir maiores níveis de bem-estar animal. Trata-se apenas do primeiro passo, porém, na direção certa. Meu reconhecimento para a Arcos Dorados por sua liderança no tema dentro da América Latina.”

A prática de confinar porcas reprodutoras em gaiolas de gestação por toda a vida está em severo declínio nos EUA e foi proibida em outros lugares do mundo, como em toda a União Europeia emais recentemente no Canadá. Mais de 60 empresas líderes de mercado no setor alimentício dos EUA estão planejando eliminar o uso de gaiolas de gestação em suas cadeias de fornecimento. A SmithfieldFoods, maior produtora de carne suína do mundo, também já se comprometeu a eliminar o uso de gaiolas em nível mundial até 2022.

A decisão da ArcosDorados é um passo promissor em nossos esforços para acabar com o uso de gaiolas de gestação na América Latina. A HSI está trabalhando no México, Brasil, Costa Rica e em diversos outros países para por um fim no confinamento contínuo de porcas reprodutoras em gaiolas de gestação. A organização pede às multinacionais do setor alimentício que já estão descontinuando o uso de gaiolas de gestação nos EUAque elastambém adotem esse comprometimento na América Latina e no resto do mundo. E também sensibiliza restaurantes, supermercados e produtores nacionais para que eles adotem práticas mais humanitárias. A HSI espera que cada vez mais empresas latino-americanas sigam o exemplo da ArcosDorados e eliminem o uso de gaiolas de gestação em suas cadeias de fornecimento.

Fonte:  HSI e ArcosDorados

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp