Soja
As recentes chuvas intercaladas de sol vêm favorecendo o plantio da safra 2024/25 de soja, com as atividades estando, agora, adiantadas em relação ao mesmo período da safra anterior. Vale lembrar que a atual safra iniciou em meio a condições climáticas adversas no Brasil.
Segundo pesquisadores do CEPEA, essa melhora das condições, que sustenta as expectativas de produção recorde no Brasil, afastou os compradores do mercado spot nacional na última semana. Sojicultores também estiveram mais afastados das vendas, atentos à valorização do dólar e às estimativas indicando aumento da oferta global da oleaginosa, ainda segundo pesquisadores do CEPEA.
No Brasil, a produção é estimada em 166.14 milhões de toneladas pela Conab e em 169 milhões de toneladas pelo USDA, ambos volumes recordes.
Milho
O afastamento de alguns compradores limitou as altas de preços do milho na última semana, segundo levantamentos do CEPEA. Segundo o CEPEA, a melhora das condições climáticas; as exportações em ritmo lento e as quedas no mercado externo levaram os compradores a apostar em um enfraquecimento nos preços domésticos.
Além disso, as estimativas para safra 2024/25 indicam melhora na produção, o que pode aumentar o interesse dos vendedores em negociar. Segundo relatório divulgado pela Conab na última quinta-feira, 14, a produção agregada de milho para 2024/25 é estimada em 119.81 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 3,60% em relação ao volume de 2023/24.