A SNA manifesta seu pesar pelo falecimento do embaixador José Botafogo Gonçalves, que integrava o Conselho de Economia da entidade. A morte ocorreu no último dia 8 de novembro. Ele tinha 89 anos e sofria de insuficiência respiratória. Diplomata de êxito e prestígio, serviu o Brasil nas representações da Rússia, Itália, Chile, França, Alemanha e Argentina. Nesta última, chefiou a embaixada.
Ele também foi embaixador especial de assuntos do MERCOSUL e Ministro de Indústria, Comércio e Turismo no governo de Fernando Henrique Cardoso. Também ocupou a Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e foi secretário de cooperação econômica e técnica internacional no gabinete do Presidente.
O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), ao qual ele se dedicou como presidente por anos, emitiu uma nota de pesar e expressou solidariedade com a família, amigos e colegas. O Itamaraty também lamentou o falecimento.
A SNA se junta a essas instituições e presta solidariedade à família e amigos do embaixador, bem como agradece os seus valiosos serviços prestados à nação no curso de sua longa trajetória, cujo legado deve ser sempre exaltado.