Dia Nacional do Plantio Direto, 23 de outubro

Plantio direto na palha. Um dos principais objetivos do sistema plantio direto foi o de gerar proteção do solo contra os efeitos prejudiciais de chuvas por meio de cobertura vegetal morta sobre o solo. Foto: Embrapa trigo (Luiz Henrique Magnante)

Essa data homenageia a realização da primeira experiência com o plantio direto em lavoura de soja realizada no Brasil, em 1972, na Fazenda Rhenânia, propriedade de Herbert Bartz, em Rolândia, no Paraná”, conta Juliane Knapik Justen, coordenadora do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri.

Um dos principais objetivos do sistema plantio direto foi o de gerar proteção do solo contra os efeitos prejudiciais de chuvas por meio de cobertura vegetal morta sobre o solo, a palhada (Volk et al., 2004). A ausência de cobertura do solo, viva ou morta, aumenta a suscetibilidade do solo à erosão, ou à erodibilidade.

O Plantio Direto não é simplesmente uma nova tecnologia, ele representa uma moderna filosofia, com uma série de valores básicos, que constituem um sistema de agricultura sustentável. O Sistema PD agrega vigentes dimensões à antiga Revolução Verde dos anos 60, que foi baseada em pacotes tecnológicos para determinadas culturas (trigo e arroz) consistindo em variedades muito superiores e suas respostas a fertilizantes, especialmente ao nitrogênio.

Meio Ambiente

De acordo com o WWF (sigla em inglês para World Wide Fund for Nature), que significa Fundo Mundial para a Natureza, o Plantio Direto é a mais importante ação ambiental brasileira em atendimento às recomendações da conferência da Organização das Nações Unidas (Eco-92) e da Agenda 21 brasileira, indo ao encontro do que foi acordado na assinatura do Protocolo Verde.

Custo

A curto prazo (quatro anos), o plantio direto tem maior custo porque o investimento em herbicidas pode superar a economia obtida pelo menor consumo de combustíveis e uso de horas-máquina.

Entretanto, grande parte dos estudos comparativos não consideram fatores que poderiam reverter esse quadro. Por exemplo, no Plantio Convencional, normalmente há operações de replantio em que são necessários novo preparo de solo, gastos com combustíveis, sementes, adubos, além da perda de produção devido ao plantio fora da época.

Por Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb13.9290) 
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp