Soja: Falta de chuva preocupa; cotações registram novas alta

Vendedores restringem o volume ofertado no mercado spot nacional – Imagem de jcomp no Freepik

Soja

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando o mercado em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início do plantio da safra 2024/25. Segundo pesquisas do CEPEA, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no mercado spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios para exportação e os preços domésticos seguem em alta, também segundo levantamentos do CEPEA. A paridade de exportação indica, ainda, preços maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes volumes no curto prazo.

Milho

Levantamentos do CEPEA mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico. Segundo pesquisadores do CEPEA, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, os vendedores vêm limitando os volumes ofertados. Do lado da demanda, pesquisadores do CEPEA indicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas altas nos próximos dias. Quanto aos embarques, em agosto, totalizaram 6.06 milhões de toneladas, praticamente o dobro das 3.55 milhões de toneladas exportadas em julho, mas ainda 35% inferior ao volume de agosto/23, segundo dados da Secex.
Fonte:CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp