O Diretor Jurídico da SNA, Dr. Frederico Price Grechi, representou a entidade no evento realizado entre os dias 22 e 23 de agosto, em Goiânia (GO). O tema dessa edição foi O Direito Agrário e sua relevância no enfrentamento de crises no agronegócio. Ele também falou em nome do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), em cuja sede, no Rio de Janeiro, se realizou o primeiro Congresso, em 2017. Naquela ocasião, o evento homenageou Octavio Mello Alvarenga, que presidiu a SNA entre 1979 e 2010.
Por isso mesmo, a entidade apóia, desde o começo, a realização desse fórum de discussão, que é o maior e mais importante evento de Direito aplicado ao agronegócio do Brasil, reunindo renomados profissionais e autoridades da área. Cerca de duas mil pessoas de todas as regiões do país participaram do congresso de forma presencial e online.
O evento contou com 13 painéis e foi organizados pela União Brasileira dos Agraristas Universitários (Ubau), Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC), Portal DireitoAgrário.com, Portal Agrolei e Mackenzie, além do já citado IAB.
O Dr. Frederico moderou o painel “O impacto da reforma do Código Civil na empresa agrária”, que contou também com a participação de palestrantes renomados: o ex-diretor da CVM Gustavo Borba e o professor de Direito Comercial da Uerj Maurício Menezes. A rica discussão versou a respeito de temas importantes no âmbito do agronegócio, tais como Tributação, Relações contratuais, Crédito rural e financiamento privado, Planejamento patrimonial e sucessório, governança familiar e Regularização fundiária, entre outros.
O evento é itinerante, e sua próxima edição está prevista para acontecer em Uberlândia (MG). Em conversa com o Portal, o Dr. Frederico ressaltou a importância de a SNA fomentar o diálogo sobre essas questões com os demais setores da sociedade, além de representantes do setor rural. Segundo ele, estar presente nos principais polos de produção agrícola do país, através de atividades como o Congresso, ajuda a estreitar os laços entre todos que trabalham pelo aperfeiçoamento do arcabouço jurídico e econômico do agronegócio no Brasil.
Por Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb 13.9290) marcelosa@sna.agr.br