Açúcar: Avanço da moagem mantém preços em queda

O levantamento do CEPEA indica que a média de negociação da saca de 50 kg do cristal branco segue em queda no mercado spot do Estado de São Paulo – Imagem de fabrikasimf no Freepik

Açúcar

O avanço da moagem de cana-de-açúcar da atual safra (2024/25) vem resultando em uma maior oferta de açúcar cristal branco (sobretudo o Icumsa 180) para pronta-entrega a preços mais baixos. Diante disso, levantamento do CEPEA indica que a média de negociação da saca de 50 kg do cristal branco segue em queda no mercado spot do Estado de São Paulo.
Já para o cristal tipo Icumsa 150, pesquisas do CEPEA indicam que os preços estão mais firmes, tendo em vista que as usinas paulistas têm restringido as ofertas de açúcar desta qualidade para as vendas no mercado spot.
Segundo pesquisadores do CEPEA, esse cenário impede que o Indicador CEPEA/ESALQ registre quedas maiores. Quanto à moagem, dados da UNICA mostram que até a segunda quinzena de abril/24, a região Centro-Sul do Brasil havia produzido 2.558 milhões de toneladas de açúcar, expressivo aumento de 66% em relação ao mesmo período de 2023.

Etanol

Os preços dos etanóis no mercado spot do Estado de São Paulo caíram na última semana. Entre 13 e 17 de maio, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado fechou aos R$ 2,3205/litro (líquido de ICMS e PIS/COFINS), queda de 1,24% em relação ao do período anterior. Para o anidro, a queda foi de 1,17%, com o Indicador aos R$ 2,6572/litro (líquido de PIS/COFINS).
Segundo pesquisadores do CEPEA, com a moagem da cana-de-açúcar da safra 2024/25 ocorrendo praticamente sem interrupções, devido ao tempo seco, a disponibilidade do biocombustível tem aumentado. Compradores, atentos a esse cenário, pressionaram os preços de negociação de novos lotes. Algumas unidades produtoras aumentaram o volume ofertado e venderam a preços menores; outras, porém, seguiram firmes, preferindo participar menos do mercado spot, ainda segundo pesquisadores do CEPEA.
Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp