Os preços mundiais das commodities alimentícias tiveram leve aumento de 1,39% no último trimestre de 2013 em relação ao final de setembro, divulgou o Economist Intelligence Unit (EIU). O movimento reduziu a acessibilidade aos alimentos na maioria dos 107 países que compõem o “Índice Global de Segurança Alimentar”, divulgado pelo órgão.
“Depois de dois trimestres de queda, alguns preços de alimentos subiram lentamente acompanhando a recuperação da economia, embora os preços gerais dos alimentos estejam 14% mais baixos em relação ao pico recente no início de 2011. A elevação dos preços dos alimentos no quarto trimestre foi parcialmente compensada por um leve aumento na renda global por pessoa — aproximadamente 0,5%, de acordo com estimativas da EIU”, aponta comunicado da entidade.
O relatório aponta ainda que, “além dos preços mais altos dos alimentos, a maioria dos mercados emergentes continuou a ver depreciações significativas em suas moedas em relação ao dólar americano, enquanto as economias desenvolvidas, em geral, viram valorizações. Nesse sentido, a acessibilidade de alimentos melhorou na Europa, mas caiu na maioria das outras regiões”.
“O Índice Global de Segurança Alimentar oferece uma nova dimensão para avaliar os principais fatores que afetam a segurança alimentar. O valor dessa ferramenta está em sua capacidade de ajudar a determinar onde é melhor empregar os limitados recursos e gerar maior impacto.”, afirma James C. Borel, vice-presidente executivo da DuPont – que patrocina o índice.
Fonte: Agrolink