Cavalos ajudam na qualidade de vida de pessoas com deficiência

A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem que conecta as áreas de saúde, educação e equitação, para a melhoria do bem-estar físico, psicológico e social de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Segundo informações da Revista a Lavoura, o pequeno Bento, de 3 anos, por exemplo, nasceu com síndrome de Down e começou a receber o atendimento em cavalo há apenas um mês. E neste período, a interação com o animal já melhorou a sua relação cotidiana com os brinquedos e as pessoas, segundo relato da sua mãe Silvania Maia.

“A equoterapia já ajudou Bento, principalmente, com a postura, pois ele andava curvado e, nesse pouco tempo, já está andando com o corpo mais reto”, explica.

Silvana conta que recebeu o diagnóstico assim que ele nasceu, mas, nos primeiros três meses de gestação, já sabia que as chances eram altas de ele nascer com síndrome de Down devido ao exame de translucência nucal que fez durante o Pré-Natal.

“A Equoterapia entrou na nossa vida para fazer toda a diferença”, concluiu a mãe.

Bento é uma das 186 crianças que hoje participam do Programa de Equoterapia da Secretaria Adjunta de Atenção Básica da Prefeitura de Macaé, município do Rio de Janeiro.

A cidade abriga um dos centros de excelência no país do método terapêutico que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico, que tem mudado para melhor a vida de muitas crianças e suas famílias.

Para entender como funciona a equoterapia e os benefícios do tratamento, acesse a matéria original no site A Lavoura, clicando aqui.

Foto da capa: Prefeitura de Macaé/Divulgação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp