BBM: Emissão e registro de CPR de forma rápida e segura

Desde 1º de janeiro desse ano, todas as CPRs, independentemente do valor, têm a obrigação de registo no Bacen – Imagem de freepik

Instituída em 1994 pela Lei nº 8.929, a Cédula do Produto Rural (CPR) é um título que representa a promessa de entrega futura de determinado produto agropecuário e, atualmente, é um dos principais meios utilizados para financiamento deste setor. Há cinco anos, a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) dispõe de uma plataforma de emissão e registro eletrônico da CPR digital, oferecendo maior agilidade e segurança tanto para o produtor, quanto para os financiadores.

Carlos Widonsck, gerente de relações com o mercado da BBM

O gerente de relações com o mercado da BBM, Carlos Widonsck, explicou que ao utilizar esse título o produtor tem a possibilidade de fazer o financiamento dentro de um prazo interessante para ele e também para o investidor.

Agilidade

De acordo com Carlos Widonsck, o processo de emissão e registro da CPR digital por meio da ferramenta BBM é muito mais simples e rápido. “Em poucos minutos, o produtor conclui a emissão e, em seguida, fazemos o registro junto à entidade credenciada pelo Banco Central”.

Outro facilitador é o acesso que a BBM tem com todas as frentes envolvidas nesse trâmite; sejam financeiras ou cartórios de imóveis, dentre outras. “Ou seja, nossa ferramenta contempla todo o processo de uma CPR, desde a emissão até a baixa da mesma”, disse a BBM.

Prazo

Após a emissão do título, o documento deve ser registrado digitalmente em uma entidade registradora autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) no prazo de 30 dias úteis, a contar da data em que foi emitido. Desde 1º de janeiro desse ano, todas as CPRs, independentemente do valor, têm a obrigação de registo no Bacen, não existindo mais o escalonamento dos valores como era antes. O não cumprimento da exigência da Lei pode acarretar consequências irreparáveis para as partes envolvidas.

Crivo BBM

A plataforma da BBM também conta com um time que oferece todo o suporte para o produtor fazer o registro da Cédula do Produto Rural, de forma a evitar problemas futuros como inserção de informações equivocadas. “Dispomos de uma equipe responsável por fazer uma análise minuciosa de toda a parte documental antes de ser enviada à entidade credenciada pelo Bacen, evitando retrabalho e desperdício de tempo”, reforçou o gerente de relações com o mercado da BBM.

O algo a mais

A ferramenta da Bolsa também dá acesso a financiamentos, cobranças, auditorias, baixas, publicidade, Registro Fácil (via integração), e outras funcionalidades que seguem sendo fornecidas, como o monitoramento de safra e a negociação dela.

Confira na íntegra a entrevista com Carlos Widonsck.

Por Larissa Machado
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp