O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) caiu expressivos 16,40% em 2023 em relação a 2022. Para o IPA-OG-DI Preços Industriais, a queda foi menos intensa, de 4,50%. Em relação às cotações internacionais dos alimentos, também houve expressiva baixa de 13,70%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 3,30%. Segundo pesquisadores do CEPEA, esses resultados indicam certa paridade entre os preços agropecuários domésticos e internacionais.
Em dezembro, especificamente, o IPPA/CEPEA subiu 3,60% em relação a novembro, em termos nominais, fechando um trimestre de altas consecutivas.
O resultado reflete os avanços observados para todos os grupos de alimentos: IPPA-Grãos (3,70%), IPPA-Pecuária (4,20%), IPPA-Hortifrutícolas (2,40%) e IPPA-Cana-Café (2,30%). No mês, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, por sua vez, registrou queda de 0,20%; logo, de novembro para dezembro, os preços agropecuários subiram em relação aos industriais da economia brasileira. No cenário internacional, os preços dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, recuaram 1,50% em relação a novembro; enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, permaneceu estável.