Os grandes avanços da SNA em 2023 e perspectivas para 2024

Ano ficou marcado por importantes acontecimentos para a entidade, já tendo em perspectiva os desafios de 2024.Foto: Raul Moreira/Divulgação

 

O que esteve em destaque

 

A Sociedade Nacional de Agricultura segue buscando, como de hábito em sua história centenária, estreitar laços com as diversas entidades e órgãos do setor agropecuário. Em 2023, isso se refletiu especialmente nos textos publicados em seu Portal, nos quais trouxe ao leitor as principais notícias e seus desdobramentos, em abordagens mais abrangentes e minuciosas, longe da estridência que marca a cobertura da mídia varejista.

Foram destaques a Reforma Tributária, o Plano Safra, o Marco Temporal, acordos comerciais, desafios climáticos, sustentabilidade, logística, segurança no campo e até sobressaltos geopolíticos. Esses temas dialogaram muito bem com a grande efeméride do ano: o cinquentenário da Embrapa, que mudou a história da agricultura nacional. Assunto fecundo e relevante, mereceu entrevista marcante com Silvia Massruhá, primeira mulher a presidir a entidade.

Inclusive, coroando essa cobertura, artigos de pesquisadores da Embrapa Soja passaram a ser compartilhados, quinzenalmente, pelo Portal SNA, numa importante parceria. Nomes de proa como Evaristo de Miranda, Marcos Fava Neves e recentemente Xico Graziano, se tornaram colaboradores, cedendo gentilmente parte do vasto conteúdo que produzem. As seções de entrevistas e colunistas convidados estrearam e repercutiram muito bem, apresentando de forma mais direta as ideias dos principais gestores, públicos e privados, além de líderes da sociedade civil e de entidades de classe.

 

Diálogo, parcerias e reconhecimento

A própria SNA organizou e participou de importantes eventos, e elegeu novos membros para seus competentes quadros. A Academia Nacional de Agricultura deu as boas-vindas aos acadêmicos eleitos: José Roberto Tadros, Silas Brasileiro, Bernardo Cabral e Antonio Carlos Pinheiro. A SNA recebeu, em sua sede, a honrosa visita de numerosas delegações estrangeiras, sempre ávidas por conhecer mais a fundo o vasto e bem-sucedido modelo agrícola brasileiro.

Esse prestígio também se refletiu no recebimento de homenagens por instituições que reconheceram o trabalho realizado pela SNA. A Polícia Federal concedeu medalha cunhada pela Associação de Delegados da corporação ao presidente Antonio Alvarenga, que, por sua vez, representou a entidade em encontros importantes com outros nomes de destaque na análise e defesa do agronegócio. Foi o caso do Enaex (Encontro Nacional de Comércio Exterior), no qual Alvarenga integrou e mediou painéis, sempre com riqueza no debate ao lado de outros expoentes.

 

Trabalhando pelo futuro

A entidade lançou a versão digital de seus cursos, sediados no campus da Penha, após aprovação do MEC, que avaliou, com conceito 4 numa escala de 1 a 5, os currículos de Gestão do Agronegócio, Comércio Exterior e Gestão Ambiental. O ensino a distância, com professores experientes e material didático próprio, visa ampliar o acesso dessa capacitação já para 2024, integrando os pilares da SNA aos contornos do ensino superior brasileiro como um todo, sem perder de vista a prestação de serviços educacionais à sociedade.

Já o Snash, hub de startups da Sociedade Nacional de Agricultura, teve um crescimento exponencial e conquistou mercados em 2023. Já contando com mais de 100 startups em seu portfólio, consagrou-se a nível nacional e participou de importantes eventos, que contaram com nomes importantes do cenário empreendedor. Para 2024, as expectativas são altas, já que há a previsão de novas unidades físicas, em São Paulo e Portugal, além do lançamento de uma plataforma digital integrada que facilite a comunicação de todos os envolvidos nessa e em outras iniciativas.

Com a dinamização de suas atividades e plataformas de divulgação, a SNA  também deu novo rosto a seu site no intuito de se coadunar às novas realidades do mercado e as mudanças na sua redação. Dessa forma, deseja espelhar a evolução do próprio agronegócio, sempre atenta aos acontecimentos e dialogando com todos que desejam contribuir para a valorização e crescimento desse setor que constitui verdadeiro pilar econômico, cultural e social do país.

Por Marcelo Sá, jornalista e editor – MTb 13.9290
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp