Açúcar: Baixa liquidez mantém o Indicador com pequenas variações

Compradores têm optado pelos contratos para assegurar o abastecimento, inclusive os de pequeno porte, que normalmente negociam no mercado spot – Imagem de jcomp no Freepik

Açúcar

O ritmo de negócios no mercado spot paulista de açúcar segue lento, com a média dos preços praticamente estável. Além do feriado do dia 15 (Proclamação da República), as compras para pronta-entrega não dão sinais de aquecimento neste final de ano, segundo pesquisadores do CEPEA.

Com o mercado internacional favorável, compradores têm optado pelos contratos para assegurar o abastecimento, inclusive os de pequeno porte, que normalmente negociam no mercado spot.

Etanol

A moagem da safra 2023/24 vai se aproximando do fim, e os preços do etanol hidratado seguem em queda no mercado spot do estado de São Paulo.

De 13 a 17 de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ registrou média de R$ 2,1420/litro (líquido de ICMS e PIS/COFINS), queda de 2% em relação à do período anterior.

Segundo pesquisadores do CEPEA, demandantes reduziram o ritmo de compras, se mostrando abastecidos com as aquisições realizadas anteriormente. Do lado vendedor, agentes de usinas, com volumes expressivos do biocombustível nos tanques, precisaram reduzir os preços. Além disso, as fortes desvalorizações do petróleo nas últimas semanas também influenciaram o mercado paulista, na medida em que geraram expectativa de que a Petrobras possa reajustar negativamente o preço da gasolina A nas refinarias.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp