A C.Vale, cooperativa agroindustrial com atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai, deve inaugurar na próxima terça-feira (7) a sua nova esmagadora de soja no complexo agroindustrial da cooperativa.
As obras da esmagadora estão sendo concluídas dois anos após seu início, em novembro de 2021. No pico dos trabalhos, as obras envolveram 1.100 operários de 35 empresas. A estrutura recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos e ocupa 12 hectares no parque industrial da cooperativa.
A escolha da data (7 de novembro) foi proposital, para coincidir com os 60 anos de fundação da C.Vale. O Presidente da Cooperativa disse que o empreendimento é a realização de um sonho dos primeiros associados. “Eles queriam uma esmagadora de soja, seria pequena na época. A indústria que vamos colocar em operação é grande, tem capacidade para 60.000 sacas por dia, a terceira maior do Brasil e a primeira em nível tecnológico”, disse Alfredo Lang.
A esmagadora vai produzir farelo e óleo de soja para a fabricação de rações pela C.Vale, além de contar com capacidade para armazenar 4 milhões de sacas de soja e 68.000 toneladas de farelo.
Inauguração da esmagadora de soja
Durante a cerimônia, o Governo do Estado, a Prefeitura de Palotina e a C.Vale vão assinar um convênio pelo qual será concluído o contorno viário do município que dará acesso ao complexo agroindustrial da cooperativa.
Em 2005, quando inaugurou a ampliação de seu abatedouro de frangos, a C.Vale recebeu 15.000 convidados. Em 2017, 6.000 pessoas compareceram à inauguração do abatedouro de peixes.
Assim, a C.Vale espera receber 6.000 pessoas para a inauguração da sua esmagadora de soja.
A cerimônia de inauguração está programada para começar às 15h da próxima terça-feira e contará com a presença do Governador do Paraná, Ratinho Júnior, além de outras autoridades, fornecedores do Brasil e do exterior, clientes, associados e funcionários.