Saiba os efeitos do morango para o cérebro

Quem gosta de morango já pode comemorar. Uum estudo da Universidade Estadual de San Diego (EUA) descobriu novos benefícios provenientes do consumo da fruta.

Além de oferecer vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, o alimento ainda impacta positivamente a cognição e a saúde cardiovascular humana.

A pesquisa contou com a participação de 35 pessoas — 17 mulheres e 18 homens — com idades entre 66 e 78 anos. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o primeiro deles consumiu 26 gramas de morango liofilizado.

A versão em pó da fruta se assemelha a um snack crocante e, apesar do formato atípico, é um produto natural. A porção equivale a dois morangos in natura. O segundo grupo recebeu a mesma quantidade de pó de controle, versão placebo para validação dos resultados.

Em 8 semanas, os pesquisadores identificaram que a velocidade de processamento cognitivo dos voluntários que consumiram a fruta aumentou em 5,2%. A pressão arterial sistólica, o maior valor que aparece durante uma aferição, diminuiu em 3,6% e a capacidade antioxidante total aumentou em 10,2%.

Esse não é o primeiro trabalho científico que relaciona a ingestão de morango com benefícios à saúde humana. Em 2019, uma pesquisada Universidade Rush, de Chicago (EUA), associou o consumo regular da fruta à melhora da cognição e redução do risco do desenvolver doenças como o Alzheimer.

Segundo especialistas, isso aconteceria graças à vitamina C, antocianidinas e flavonoides presentes em sua composição.
Fonte: Globo Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp