Venda lenta de grãos segura preço do frete rodoviário no Brasil

Os preços dos fretes rodoviários subiram moderadamente no pico da temporada de grãos no Brasil como resultado do ritmo lento das vendas dos agricultores e atrasos na colheita em Mato Grosso, mostraram dados compilados pela agência Argus.

O Brasil está embarcando sua segunda safra de milho e continua exportando a soja colhida no 1º trimestre, o que normalmente aumenta o preço do frete dos caminhões nesta época do ano.

Os produtores brasileiros venderam cerca de 66% de sua safra de soja de 2023 até 7 de julho, cerca de 8% abaixo da temporada passada, segundo a consultoria Safras & Mercado.

Para o milho, cerca de 34% da segunda safra já foram vendidas, o que representa uma redução de mais de 4% no ano passado, disse a Safras.

O frete rodoviário médio na rota Sorriso-Miritituba atingiu R$ 300,00 por tonelada no início de julho, em comparação com R$ 373,00 por tonelada no mesmo período de 2022, informou a Argus.

O preço do trecho Sinop-Miritituba foi de R$ 288,00 a toneladas, contra R$ 345,00 a tonelada no mesmo período do ano passado, mostraram os dados do provedor de referências de preços de commodities.

O frete nas rotas para os Portos do Sul e Sudeste do Brasil, especialmente Paranaguá e Santos, estão em níveis semelhantes ou ligeiramente acima da temporada passada, informou a Argus.

Nas rotas do Sul, há menos caminhões disponíveis para transportar grãos, o que significa que o valor de frete ainda pode subir, acrescentou.

No início de julho, o frete na rota Rondonópolis-Santos estava a R$ 415,00 a tonelada, o mesmo de 2022. O preço Rondonópolis-Paranaguá chegou a R$ 415,00 a tonelada, acima dos R$ 410,00 a tonelada em julho de 2022, mostraram os dados da Argus.

Fonte: Reuters
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