A colheita de café da safra 2023/24 atingiu 74% da estimativa de produção até o dia 25 de julho, segundo a consultoria Safras & Mercado. O percentual representa um avanço de 8% em relação à semana passada. A colheita está um pouco abaixo do mesmo período do ano passado (75%), e abaixo da média de cinco anos para o período (79%).
Em números absolutos, foram colhidas 48.99 milhões de sacas de 60 quilos de uma safra total estimada em 66.65 milhões de sacas.
Segundo o consultor Gil Barabach, a colheita de café no Brasil segue em bom ritmo, aproveitando a baixa umidade em boa parte das regiões produtoras.
A colheita de arábica atingiu 65% da estimativa de safra, abaixo do mesmo período do ano passado, quando atingia 66%, e da média dos últimos cinco anos de 71%. “O perfil da safra de arábica segue positivo, tanto em termos de produtividade como também na questão de granação e bebida”, disse ele.
Já os trabalhos com conilon se encaminham para a parte final, com 89% da safra colhida, pouco abaixo dos 90% colhidos no mesmo período do ano passado e abaixo dos 95% da média dos últimos cinco anos.