Uma melhora nas condições agropecuárias fez o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) reajustar a estimativa do crescimento do PIB do setor para 13,20% neste ano. A estimativa anterior era de 11,60%.
No 1º trimestre, em relação ao mesmo período de 2022, o PIB da agropecuária registrou uma evolução de 18,80%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O aumento das projeções do IPEA ocorre porque, com base nos mais recentes dados do IBGE, houve uma perspectiva de melhora na produção agropecuária. No setor de lavouras, a produção de soja supera em 24% a do ano passado; a de milho em 11,50%; a de cana em 6,60%, e a de café em 5,90%.
O cenário melhora também na pecuária. O IBGE estima um aumento de 3,30% na produção bovina e de 2,70% na de aves. As áreas de suínos e de ovos deverão registrar um crescimento de 2% neste ano. Já a produção de leite terá uma queda de 1,70%.
Segundo os técnicos do IPEA, essa melhora refletirá no PIB do setor, que desde setembro do ano passado, vem sendo estimado com evolução superior a dois dígitos em 2023.