Indicadores Cepea: frango e citros

Frango: demanda enfraquecida pressiona valores da carne e do vivo

Os preços do animal vivo e da carne seguem em queda na maior parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), devido às demandas doméstica e externa enfraquecidas.

Além disso, a recente deflagração da terceira etapa da operação da Polícia Federal no setor pecuário tem preocupado agentes do mercado avícola – muitos temem que a operação resulte em queda nas exportações da carne brasileira, o que aumentaria ainda mais a disponibilidade interna da proteína.

Quanto às exportações de carne de frango, o volume em fevereiro foi o menor desde abril de 2017, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Foram 304,4 mil toneladas de carne de frango (in natura e processada) embarcadas no segundo mês de 2018, 5,8% menor que a quantidade de janeiro e 6,5% abaixo da de fevereiro de 2017.

 

Citros: oferta de laranja de qualidade segue restrita e preço em alta

A oferta de laranja da safra 2017/18 continua escassa em São Paulo, principalmente das frutas com melhor qualidade. Produtores consultados pelo Cepea têm, inclusive, relatado encerramento da colheita de pera e tardias, cenário que pode se acentuar nos próximos dias. Por outro lado, o início da produção de precoces da temporada 2018/19 pode frear aumentos expressivos nas cotações no correr de março.

Na parcial da semana (de segunda a quinta-feira), a média da pera é de R$ 27,24/caixa de 40,8 kg, na árvore, 3,9% superior à passada. No caso da lima ácida tahiti, o mercado interno esteve mais aquecido neste início de mês, quando geralmente as vendas se intensificam.

A média da fruta é de R$ 13,30/caixa de 27 kg, colhida, praticamente estável (-0,6%) em relação à semana anterior. Vale lembrar que a demanda industrial firme também tem evitado desvalorizações significativas da variedade, mesmo em período de oferta elevada.

 

Fonte: Cepea

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp