Milho toma lugar da soja nos portos

Os embarques brasileiros de soja em grão confirmaram as expectativas e perderam fôlego em setembro. Conforme informações divulgadas pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), as vendas alcançaram 3.065 milhões de toneladas no mês, 41,1% menos que em agosto.

A queda já era esperada porque o ritmo das vendas foi particularmente forte nos primeiros oito meses de 2015, quando já superaram o recorde anual de 2014. Com o resultado de setembro, os embarques, segundo a ANEC, alcançaram 48.844 milhões de toneladas nos primeiros nove meses do ano, 10,54% mais que em igual intervalo de 2014.

Nesse período, a principal porta de saída da soja em grão brasileira continuou a ser o porto de Santos. Pelos terminais do litoral paulista deixaram o País 12.179 milhões de toneladas, 2,17% menos que de janeiro a setembro do ano passado. O porto gaúcho de Rio Grande ficou na segunda posição nesse ranking, com 9.664 milhões de toneladas, um aumento de 21,24% na comparação.

Enquanto as exportações de soja perdem fôlego, as de milho se fortalecem. Em setembro, conforme a ANEC, foram 4.643 milhões de toneladas, praticamente o mesmo patamar de agosto. Com isso, nos nove primeiros meses de 2015 os embarques do cereal chegaram a 14.985 milhões de toneladas, 34,25% mais que no mesmo período de 2014.

A demanda pelo milho brasileiro no exterior encontra-se particularmente aquecida, uma vez que a valorização do dólar em relação a outras moedas tem prejudicado a competitividade do produto americano. (ver Competitividade em xeque). Como no caso da soja, Estados Unidos e Brasil lideram as exportações globais de milho.

 

Fonte: Valor Econômico

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