O seguro rural é um instrumento fundamental para a mitigação de riscos climáticos

O Fórum de Lideranças do Mercado de Seguros 2024 reuniu nos últimos dias 13 a 16 de junho, na Bahia, CEOs e grandes lideranças do setor de seguros do Brasil, congressistas, gestores público e membros do STF onde discutiram temas essenciais para o futuro do mercado de seguro. Foto: J.Puquerio

O Fórum de Lideranças do Mercado de Seguros 2024 reuniu nos últimos dias 13 a 16 de junho, na Bahia, CEOs e grandes lideranças do setor de seguros do Brasil, congressistas, gestores público e membros do STF onde discutiram temas essenciais para o futuro do mercado de seguro. Entre os palestrantes, estava Jônatas Pulquerio, Diretor de Gestão de Risco Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que destacou a
importância do evento para o desenvolvimento do setor.

Pulquerio, conversou com Portal da SNA e sublinhou a importância do seguro rural no desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. “O seguro rural é um instrumento fundamental para a mitigação de riscos climáticos, que tem se tornado cada vez mais frequentes e intensos e o importante instrumento de mitigação de risco do crédito rural. Além disso, ele serve como um forte indutor de tecnologia no campo, promovendo a adoção de boas práticas agronômicas que são vitais para a sustentabilidade do setor”, afirmou.

O evento contou também com a presença de autoridades, parlamentares e gestores públicos, como o ex-senador Romero Jucá, Vice Presidente do TCU, Conselheiro Vital do Rego, Ministro do STF Flávio Dino e Luiz Fux, dentre outras autoridades do congresso nacional, do poder executivo e do mercado de seguro, que participaram dos debates e contribuíram com suas perspectivas sobre o setor.

As discussões abordaram não apenas a mitigação de riscos climáticos, mas também a importância do relacionamento contínuo entre o setor de seguros e o Congresso brasileiro para garantir políticas públicas favoráveis e o fortalecimento do mercado.

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), representada pelo presidente Dyogo Oliveira e pelo Diretor Esteves Colnago, foi elogiada pelo brilhante evento. “Agradeço à CNseg, na pessoa do presidente Dyogo Oliveira e do Diretor Esteves Colnago, pelo excelente trabalho à frente do setor e pela organização de um evento tão relevante para discutirmos o futuro do seguro rural e seu impacto no agronegócio brasileiro”,  declarou Pulquerio.

O Fórum de Lideranças do Mercado de Seguros 2024 reforçou a importância de uma abordagem colaborativa entre os diferentes atores do setor para enfrentar os desafios climáticos e tecnológicos, promovendo um desenvolvimento sustentável e resiliente do agronegócio no Brasil.

Por Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb 13.9290)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp