Açúcar: Indicador do cristal segue em forte alta

Imagem de stockking no Freepik

Açúcar

Os preços médios do açúcar cristal branco seguem em alta no mercado spot do estado de São Paulo. Segundo informações do CEPEA, esse ritmo mais intenso de alta nos preços se deve sobretudo às valorizações registradas para o açúcar demerara no mercado internacional (ICE Futures), com as cotações operando na casa dos 25 centavos de dólar por libra-peso. Nesse cenário, agentes das usinas paulistas aumentaram os preços ofertados pelo cristal, uma vez que as exportações do produto continuam aquecidas, apresentando rentabilidade superior ao mercado interno.

Etanol

Os preços do etanol hidratado registraram um comportamento estável no segmento produtor do estado de São Paulo no mês de agosto, mesmo em período de pico de colheita de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil. Nas semanas cheias do mês, a média do Indicador CEPEA/ESALQ desse biocombustível foi de R$ 2,1524/litro, pequena queda de 0,26% na comparação com a de julho. Um fator que contribuiu para sustentar as cotações foi a participação das distribuidoras de maneira mais efetiva, com aquisição de novos volumes no mercado spot.

Levantamento do CEPEA mostra que de julho para agosto, o volume de etanol hidratado vendido pelas usinas aumentou 4,40%. Além disso, o anúncio do reajuste no preço da gasolina no dia 16 de agosto favoreceu, de certa forma, as vendas de hidratado. No caso do anidro, porém, de julho para agosto e considerando somente o mercado spot, o Indicador CEPEA/ESALQ caiu fortes 9,37%, para R$ 2,7036/litro. Neste caso, os preços registraram quedas mais intensas ao longo das semanas de agosto, devido à necessidade de venda por parte de algumas unidades produtoras que detinham estoques expressivos em tanques de armazenamento.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp