Showtec 2018: redução da emissão de carbono na agricultura será tema de debate

Evento em Maracaju (MS) traz como tema “Carbono Zero”: técnicas e tecnologias aplicáveis à agropecuária moderna, que retira o carbono prejudicial da atmosfera fixando no solo. Foto: Divulgação 

Mais uma vez a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) marcará presença durante o Showtec, evento realizado pela Fundação MS e que chega em 2018 à sua 22ª edição. O encontro ocorrerá entre os dias 17 e 19 de janeiro, na Estação Experimentação da Fundação MS, em Maracaju (MS).

A expectativa da organização é que um público de 16 mil visitantes participe dos três dias de atividades. O evento abordará o tema “Carbono Zero”, que se refere às técnicas e tecnologias aplicáveis à agropecuária moderna, retirando o carbono prejudicial da atmosfera e fixando-o no solo como componente melhorador das condições físicas e químicas das terras cultivadas.

Chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo destaca que essa unidade da estatal vem realizando inúmeras pesquisas relacionadas aos sistemas integrados de produção. Dessa forma, os visitantes que passarem pelo estande da instituição poderão conhecer melhor algumas pesquisas e tecnologias desenvolvidas, especialmente as relacionadas a temática.

“Pesquisas relacionadas ao manejo de cana, soja, milho, mandioca, enfim, diversas culturas contam com tecnologias que podem contribuir com a redução da emissão de carbono”, salienta Auro.

Ele diz ainda que “temos acompanhado e comemorado o crescimento e a consolidação do Showtec, pois a Embrapa participa desde a 1ª edição do evento”.

PAINÉIS

Na tarde de quarta-feira, 17 de janeiro, a partir das 14 horas, será realizado o painel “Da porteira para dentro: Gestão e inovação no agro”, no estande da Embrapa.

No dia seguinte, 18 de janeiro, a partir das 9 horas, será ministrado o painel “Sistemas de Produção em MS – Desafios e soluções”. Dividido em duas etapas ao longo do dia, a Parte 1 será realizada pela manhã e contará com duas palestras, seguida de debate, com moderação de André Dobashi – Fundação MS.

As palestras, que trazem como tema o “Impacto fitossanitário dos cultivos sucessivos”, serão proferidas pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oest, Crébio José Ávila; e a de “Fertilidade do solo em sistemas de integração” será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte Manuel Claudio Motta Macedo.

SEGUNDA ETAPA

O painel terá continuação no período vespertino, a partir das 14 horas. Na segunda etapa, serão realizadas duas palestras, também seguida de debate. O tema da primeira será “Emissão de Carbono em sistemas de produção agropecuária”, com palestra proferida pela pesquisadora da Embrapa Agropecuária Oeste, Michely Tomazi.

Já a segunda palestra será sobre “Estoque de carbono do solo e produtividade agrícola”, proferida pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Julio Cesar Salton.

Na sexta-feira, 19 de janeiro, a partir das 8 horas, será realizado o painel “4º Ciclo de Seminários Agrícolas do Setor Sucroenergético”, com moderação de José Trevelin Júnior (Biosul).

No período da tarde, a partir das 14 horas, ocorrerá o painel de Encontro de Jovens da Agropecuária, com moderação de Rafael Gratão (Sistema Famasul e Movimento Nacional de Produtores – MNP).

Para mais informações sobre outras programações do ShowTec 2018, acesse www.portalshowtec.com.br.

Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste com edição d’A Lavoura 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp