Pela primeira vez, subsecretaria do Rio será comandada por médica veterinária

Suzane Rizzo é coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco (UCB), mantida em parceria com a SNA, no campus educacional e ambiental da instituição, no Rio. Foto: Káthia Mello/Divulgação G1
Nova subsecretária de Promoção e Defesa dos Animais, Suzane Rizzo era coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco (UCB), mantida em parceria com a SNA, no campus educacional e ambiental da instituição, no Rio. Na foto, ela assina posse ao lado do prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Foto: Káthia Mello/Divulgação G1

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (em 1989), com mestrado na mesma área pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), Suzane Therezinha Dineli Rizzo assumiu, no dia 19 de janeiro, o cargo de subsecretária da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Animais, do gabinete do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

Segundo publicação do jornal O Globo, ela salientou que a principal meta de sua gestão será a erradicação de animais abandonados na cidade. Professora da área de Nutrição Animal e Bem Estar Animal há 25 anos, Suzane disse ainda que, para atingir a meta, pretende ampliar os dez postos de castração da Prefeitura do Rio, por meio de parcerias privadas. Também pretende investir em ações educativas e buscar leis para punir quem abandonar os animais.

“Nosso objetivo é trabalhar em cima de um projeto que já estamos elaborando em relação à erradicação dos animais abandonados. É um projeto ousado, mas que já aconteceu em outros países. Então já temos os modelos, só precisamos adaptá-los e colocá-los em prática”, afirmou ela, ao O Globo.

Conforme o portal G1, a cerimônia contou com a presença de representantes de entidades e ONGs do setor de proteção animal. Na cerimônia, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, fez um breve discurso e citou uma passagem da bíblia.

“Sabe que quando a gente começa a ler a bíblia, a primeira página, bem antes dos dez mandamentos é quando Deus diz para Adão, “cuida do paraíso”. Já se passaram milhares de anos e nós estamos vendo se é possível atender esse pedido. Estamos destruindo a natureza, os animais, o meio ambiente”, disse o prefeito.

 

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO/SNA

Até assumir o cargo, ela era coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco (UCB), mantida em parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no campus educacional e ambiental da instituição, no bairro da Penha, Rio de Janeiro.

Com experiência na área de medicina veterinária, com ênfase em Nutrição e Produção Animal, Suzane é a primeira profissional da área a assumir um cargo deste nível de importância, na Prefeitura do Rio.

 

Por equipe SNA/RJ com informações do jornal O Globo e portal G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp