Mercado brasileiro de orgânicos deve atingir 35% de crescimento em 2014

08/05/2014|Tags: |

Os produtos orgânicos estão cada vez mais inseridos não só na casa dos brasileiros, mas também nos indicadores econômicos do País. Promovida pela Francal Feiras em parceria com a NürnbergMesse Brasil, a Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, que acontece de 4 a 7 de junho, na Bienal do Ibirapuera, é a única feira de negócios a representar este mercado cada vez mais consolidado.

O Projeto Organics Brasil, criado pelo IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento), confirma para 2014 um crescimento acima do registrado no ano passado. Tendo como base o faturamento de 2013, análises com órgãos de varejo e acompanhamento de grandes redes, as estimativas indicam que o mercado de produtos orgânicos deve crescer em torno de 35% neste ano – contra os 22% de 2013 – e chegar a R$ 2 bilhões.

Segundo Ming Liu, coordenador-executivo de Projetos do IPD, “o mercado de produtos saudáveis vem crescendo a cada dia, tanto no exterior como no Brasil, e os orgânicos têm grande destaque nesse nicho. No Brasil, o crescimento tem apresentado índices de 30% a 40% ao ano, e a evolução deste mercado poderá ser observada nas tendências e novos produtos da Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina. É uma excelente oportunidade para que novos empreendedores conheçam este segmento, e que o mercado se posicione e potencialize novos projetos que consolidem a tendência de crescimento”.

Ainda de acordo com Liu, no ano passado o segmento de orgânicos registrou faturamento mundial de US$ 64 bilhões. A principal parcela deste montante corresponde aos Estados Unidos, que faturou US$ 35 bilhões no período, seguido pela Alemanha, com US$ 7 bilhões, e Canadá, US$ 4.4 bilhões.

“O Brasil ainda tem muito para crescer, mas o setor só ganhou espaço em nível mundial devido à mudança de comportamento dos consumidores, o que, consequentemente, abriu espaço para maior produção”, avalia Liu.

Parceria

Desde 2013, a feira conta com a parceria da NürnbergMesse, promotora alemã da BIOFACH – mais importante feira de negócios de orgânicos do mundo, com edições na Alemanha, Índia, China, Japão e Estados Unidos. Com a parceria, a Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina passou a integrar o calendário internacional de feiras dedicadas à produção orgânica, incrementou a grade de seminários com a presença de importantes players mundiais do setor e ampliou as oportunidades de negócios de seus expositores com compradores de diversos países.

Fórum

Uma das principais atrações da Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina, o Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável aborda temas importantes e apresenta as novas tendências do setor. O nível qualificado das palestras é garantido pela presença de renomados profissionais e autoridades do mundo orgânico, inclusive internacionais. Neste ano, os convidados participam do painel Mercado Mundial – Organic 3.0: Tendência e análise do potencial do futuro de orgânicos (com tradução simultânea).

Outros destaques do fórum deste ano são os painéis “Quais avanços podemos esperar para o setor orgânico com a implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PLANAPO”, ministrado por Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e Cosméticos Orgânicos: Saiba o que dizem os especialistas sobre esse proeminente mercado, um dos segmentos que vêm apresentando maior aumento no consumo dentro do mercado de orgânicos.

Evento simultâneo

Simultaneamente à Bio Brazil Fair | BIOFACH América Latina acontece a Naturaltech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, único evento brasileiro de negócios voltado ao segmento de produtos naturais.

Sobre a NürnbergMesse Brasil

Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma filial do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são FCE Pharma e FCE Cosmetique, PET South America, PET Rio VET, Glass South America, Analitica Latin América, BioFach América Latina e ExpoSustentat.

Sobre o Grupo NürnbergMesse

O Grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e está entre as dez maiores empresas da Europa. O portfólio inclui mais de 120 feiras e congressos internacionais em Nuremberg (Alemanha) e em todo o mundo. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (39% internacionais) e mais de 1,4 milhão de visitantes (22% internacionais) participam dos eventos organizados pelo Grupo NürnbergMesse, que está presente por meio de suas subsidiárias na China, América do Norte, Brasil, Itália e agora Índia. O Grupo NürnbergMesse possui uma rede com cerca de 50 representantes que operam em 100 países.

Sobre o IPD

O IPD – Instituto de Promoção do Desenvolvimento é uma organização da sociedade civil de interesse publico – OSCIP, sem fins lucrativos, fundada por empresários paranaenses em 29 de março de 1996 e atualmente com atuação nacional. A preocupação de tornar o IPD uma entidade de vanguarda fez com que fossem enfatizadas iniciativas que permitam ao Instituto liderar ações visando um novo Modelo de Desenvolvimento Sustentável através do crescimento do indivíduo e do ecossistema que o envolve.

Organics Brasil

O Projeto Organics Brasil (www.organicsbrasil.org) é o resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.

Site: www.biobrazilfair.com.br 

 

Fonte: Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos