Conheça a rede social brasileira que tem sido chamada de ‘Facebook da Pecuária’

Seu Gado: setas em vermelho indicam todos os serviços oferecidos pela nova plataforma digital, criada pela startup de mesmo nome, para atender especialmente à pecuária. Foto: Reprodução

Plataformas e aplicativos digitais com soluções para gestão do negócio, competitividade em campo e acesso a novas tecnologias entraram de vez na vida de muitos produtores rurais. E não importa se pequenos, médios e grandes: todos podem buscar melhorar a produtividade agropecuária na palma da mão.

Uma das novas propostas de mercado é a Seu Gado, que tem sido chamada de “Facebook da Pecuária”, em alusão à plataforma digital criada pelo bilionário Mark Zuckerberg e que hoje coleciona dois bilhões de usuários ao redor do planeta. A proposta é semelhante, fomentar uma rede de relacionamento, mas é direcionada ao público que trabalha e investe na pecuária.

“Fico orgulhoso pela comparação com o Facebook, mas acho que somos mais que isso, porque estamos trazendo um sistema de gestão interligado com a experiência do usuário”, destaca o CEO da startup Seu Gado, Fred Abrahão, em entrevista à equipe SNA/RJ.

“Somos a única rede social do mundo 100% focada no agronegócio, integrada com um sistema de gestão da agropecuária modular, que pretende atender a 18 nichos de mercado do agro em cinco anos, com o principal objetivo de transformar os sistemas caseiros de controle em sistemas eficientes de gestão empresarial rural”, explica.

Atualmente, o site possui sete milhões de usuários. Segundo o executivo, a cobertura de 18 nichos da pecuária feita pela plataforma significa que 87%  do mercado do agro poderá usar a ferramenta em algum momento.

“A pecuária, hoje, não está dissociada da agricultura, tanto que o mercado fala da integração desses dois pilares para a precisão, ou seja, a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que tem foco no aumento da produtividade tanto para a agricultura quanto para a pecuária, ao mesmo tempo em que ajuda a recuperação de áreas degradadas. É um sistema semelhante ao de rotação de culturas. No verão, planta-se milho ou soja e subsequentemente vem o gado”, compara.

Abrahão ressalta que, com a Seu Gado, a ideia é colaborar para que as empresas rurais consigam avançar em competividade. “As tomadas de decisões tornam-se mais ágeis, uma vez que as informações estão em único lugar, com todos os dados dentro do mesmo sistema. Dessa forma, os processos ocorrem de maneira bem mais rápida.”

 

“As tomadas de decisões tornam-se mais ágeis, uma vez que as informações estão em único lugar, com todos os dados dentro do mesmo sistema. Dessa forma, os processos ocorrem de maneira bem mais rápida”, comenta o CEO da startup Seu Gado, Fred Abrahão, ao comentar sobre a rede de relacionamentos na internet. Foto: Divulgação 

LIVRE ACESSO

De acordo com o CEO, a plataforma é quase toda gratuita: “Ao criar uma conta, o usuário entra na rede social e tem acesso à maior parte dos serviços sem custo algum, como inclusão de posts, mensagens, fotos, vídeos. Pode ter também a página da sua empresa, interagir com essas páginas e até usá-las como apresentação do seu negócio”.

Abrahão afirma que os recursos são totalmente gerenciáveis. “Trata-se de uma extensão do negócio rural, que pode ser até uma fazenda na internet, dentro de uma rede social (hotsite), inclusive ter grupos de discussão, publicar eventos, notícias e fazer anúncios em geral, sobre animais, máquinas e implementos, além de propriedades rurais, veículos e tratores, entre outros. Ainda tem acesso a cotações do mercado e mais. Tudo isso é gratuito”.

“O diferencial é que não existe ninguém oferecendo nada parecido com isso no mundo, ou seja, somos uma inovação e revolução no mercado agropecuário, por isso a plataforma está sendo projetada em Português, Inglês e Espanhol”, comemora Abrahão.

Ele explica que o “Seu Gado é um software de ERP e CRM, perfeitamente integrado com todos os departamentos das empresas rurais, inclusive fazendas, com algumas soluções customizadas para diferentes tipos do setor do agronegócio e também módulos básicos”. Os serviços chamados de customizados oferecidos pelo site são pagos, porque são feitos de acordo com as necessidades do comprador.

 

EXPERIÊNCIA

Usuário da nova plataforma, o zootecnista e doutor em Melhoramento Genético William Koury, que ao lado de familiares possui quatro mil cabeças de gado em uma fazenda no município Gaúcha do Norte (MT), acredita que o mercado da pecuária ainda é bastante conversador, mas vê avanços nesse sentido.

“Para mim, a rede Seu Gado tem sido útil para que eu possa divulgar e prospectar novos clientes de todo o país para nossa propriedade, que é especialista em produção genética para reprodução bovina”, comenta Koury.

 

Usuário da plataforma Seu Gado, o zootecnista e doutor em Melhoramento Genético William Koury diz que, embora o mercado da pecuária ainda seja conservador, vê avanços na utilização de novas tecnologias em campo. Foto: Divulgação

MAIS COLABORAÇÕES DIGITAIS

A equipe SNA/RJ lista a seguir outros aplicativos e plataformas que foram desenvolvidas para fomentar a pecuária em geral:

* BovControl: destinado a pecuaristas de gado de corte, leite, confinamento e genética, permite o acompanhamento dos animais e das atividades da propriedade.

* Bovinews: app que auxilia no aumento da produtividade de bovinos

* Brabov: indicado para o setor gado de corte, o app permite registrar a compra e venda de animais e ainda gerenciar o manejo do rebanho.

* Cepea Boi: desenvolvida pelo Cepea/Esalq/USP, essa plataforma é direcionada a quem faz negócios de reposição e/ou de animais para abate, independentemente da frequência.

* Controlpec 1.0: aplicativo da Embrapa Gado de Corte que visa auxiliar o produtor rural nas finanças da propriedade.

* InovaLeite: ideal para o controle de produtividade das vacas leiteiras, esse app está associado a um software, podendo ser utilizado de qualquer dispositivo móvel, mesmo sem sinal de internet.

* Jetbov: voltado para a pecuária de corte, esse aplicativo ajuda a organizar dados sobre o rebanho, para diminuir o tempo gasto com manejo.

* Roda da Reprodução: app da Embrapa que auxilia no processo de gestão do rebanho leiteiro, levando para o meio digital o quadro físico que costuma ser usado por pecuaristas.

* Suplementação Minerthal: ajuda o pecuarista a traçar uma estratégia de suplementação de precisão (por enquanto, está disponível apenas o ciclo para fase de cria).

* Suplemento Certo: desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o app serve para comparar o rendimento de produtos de suplementação.

* Uboi: app focado na compra e venda de gado.

* VetSmart: criado para veterinários de animais de grande porte, essa ferramenta funciona como um receituário inteligente.


Por equipe SNA/RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp