O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram na segunda (16) para aproximar as ações de inovação das entidades.
Matheus Ferreira, coordenador de Inovação, e André Sanches, chefe de gabinete da Diretoria-Geral do Senar, apresentaram a Rede AgroUp ao diretor executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares. A iniciativa reúne diversos atores (startups, universidades, aceleradoras e centros de pesquisa), para identificar e buscar solução para as principais necessidades dos produtores rurais.
“Queremos intensificar as ações de inovação do Sistema CNA/Senar e esta primeira conversa com a Embrapa é uma forma de identificar como podemos conectar as ações, levando em consideração que a empresa pode ser uma importante fonte de informação e de soluções para o produtor”, disse Ferreira.
O diferencial do AgroUp é a rede de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, tanto no mapeamento das principais necessidades, como na implementação das soluções tecnológicas mais adequadas ao produtor rural.
O AgroUP desenvolve ações pilotos em cinco estados (Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais). A expectativa é nacionalizar a proposta no próximo ano, com a participação dos demais estados.
Cleber Soares elogiou a rede de inovação do Senar e afirmou que é um modelo robusto com estratégia voltada para resultados.
Assessoria de Comunicação CNA