A safra brasileira de arroz em 2015/16 deverá recuar 1,6%, totalizando 12.245 milhões de toneladas. A previsão faz parte do novo levantamento divulgado hoje por Safras & Mercado. A estimativa anterior, divulgada em julho, apontava produção de 12.048 milhões de toneladas.
Os produtores deverão plantar 2.305 milhões de hectares na safra 2015/16. Esse número corresponde a um recuo de 0,6% em relação aos 2.318 milhões de hectares plantados no ciclo produtivo anterior. “Com a taxa cambial encarecendo os insumos, existe a perspectiva de um menor investimento e, consequentemente, uma redução da produtividade das lavouras, de 1,1%”, avalia o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento.
Segundo ele, a recente recuperação das cotações pode dar um novo ânimo aos orizicultores e, dependendo das condições climáticas, atenuar esse recuo de produtividade. Nos estados do Sul, outra incerteza é em relação ao fenômeno “El Nino”, que normalmente traz excesso de chuvas na primavera, podendo atrasar a semeadura e, em alguns casos, até provocar perdas de lavouras devido a enchentes.
No Rio Grande do Sul, principal estado produtor, a estimativa aponta para uma manutenção da área plantada em 1.1 milhão de hectares. “O alto custo de produção e a incerteza em relação à atuação do governo acabam minimizando os efeitos que a elevação das cotações poderia ter sobre a decisão do produtor em plantar uma área maior”, disse Bento.
Fonte: Safras & Mercado