A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) confirmou hoje que o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues será indicado para o cargo de presidente do conselho da entidade na próxima assembleia extraordinária do colegiado, marcada para o dia 20 de maio. A informação havia sido antecipada na tarde de quarta-feira pelo Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor.
O ex-ministro assumirá o lugar do executivo Pedro Parente, atual presidente da Bunge no Brasil — mas que também anunciou que deixará o cargo executivo na multinacional em junho. Tecnicamente, o mandato de Parente na presidência do conselho da Unica terminou ao fim da safra 2013/14, ou seja, em 31 de março deste ano.
Rodrigues, com larga atuação acadêmica e na liderança de entidades ligadas ao agronegócio, foi ministro da Agricultura do país entre 2003 e 2006. Além de seu conhecimento do setor sucroalcooleiro, Rodrigues foi escolhido, segundo fontes, pelo seu reconhecido traquejo político. Ele se juntará à atual presidente-executiva da Unica, a economista Elizabeth Farina, nas negociações com o governo sobre as questões mais importantes para o setor. Rodrigues e Farina já trabalharam juntos no Pensa (Centro de Conhecimento em Agronegócios) da Universidade de São Paulo (USP).
Atualmente, Rodrigues é coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas e embaixador especial da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação) para o Cooperativismo.
Fonte: Valor Econômico